Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DOS FRUTOS NA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95854
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1585
    "inscrito_id" => 11766
    "titulo" => "PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DOS FRUTOS NA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL"
    "resumo" => "O objetivo deste trabalho foi relatar a experiência vivenciada em turma do 1° ano B, do Ensino Fundamental anos iniciais, correlacionando o ensino de Ciências da Natureza, articulado com um livro paradidático intitulado “A menina que não gostava de fruta”, tal abordagem visou estimular o conhecimento e prática de uma alimentação saudável, conscientizando e promovendo nas crianças, nos seus familiares e na comunidade escolar o conhecimento sobre os benefícios dos frutos para uma alimentação saudável. Trata-se de uma pesquisa descritiva, qualitativa, baseada na metodologia da pesquisa-ação, onde envolveu a aluna-pesquisadora, alunos, comunidade escolar e familiares. Desenvolvida na escola da Rede Municipal, Zona Rural-Vicência, Pernambuco, Brasil. Participaram 21 alunos, com faixa etária de 6-7 anos, foram elaborados 4 encontros distribuídos em: apresentação da pesquisa para comunidade escolar e familiares, sondagem sobre alimentação diária e ficha de pesquisa sobre alimentação para as famílias; socialização da respostas, confecção de material sobres os frutos mais presentes e uso da contação de história do paradidático;conhecendo e aprendendo sobre as características dos frutos e os mais consumidos no Município;por fim elaboração de uma receita com a família utilizando alguns ingredientes que foram discutidos em sala. Dentre os principais resultados observou-se que os responsáveis, a coordenação pedagógica e a gestão da escola, entenderem a importância de abordar e refletirem sobre os hábitos alimentares dentro e fora do espaço escolar e suas consequências para a saúde. Os frutos mais consumidos foram banana(33%), mamão(23%) e maçã(14%),correlacionando-os com o paradidático as crianças mostraram-se curiosas e na elaboração da receita as crianças e os pais mostraram-se bastante empolgados e interessados em compartilhar desse momento com todos. O processo de ensino aprendizagem foi associado a uma metodologia interativa, satisfatória e lúdica. Conclui-se que a pesquisa apontou a necessidade de sensibilização e conscientização de todos para a importância de uma alimentação saudável."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11766_TB1585_13112023095438.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSÂNGELA DA MOTA LUNA"
    "autor_nome_curto" => "ROSÂNGELA MOTA"
    "autor_email" => "rosangelamota57@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95854
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1585
    "inscrito_id" => 11766
    "titulo" => "PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DOS FRUTOS NA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL"
    "resumo" => "O objetivo deste trabalho foi relatar a experiência vivenciada em turma do 1° ano B, do Ensino Fundamental anos iniciais, correlacionando o ensino de Ciências da Natureza, articulado com um livro paradidático intitulado “A menina que não gostava de fruta”, tal abordagem visou estimular o conhecimento e prática de uma alimentação saudável, conscientizando e promovendo nas crianças, nos seus familiares e na comunidade escolar o conhecimento sobre os benefícios dos frutos para uma alimentação saudável. Trata-se de uma pesquisa descritiva, qualitativa, baseada na metodologia da pesquisa-ação, onde envolveu a aluna-pesquisadora, alunos, comunidade escolar e familiares. Desenvolvida na escola da Rede Municipal, Zona Rural-Vicência, Pernambuco, Brasil. Participaram 21 alunos, com faixa etária de 6-7 anos, foram elaborados 4 encontros distribuídos em: apresentação da pesquisa para comunidade escolar e familiares, sondagem sobre alimentação diária e ficha de pesquisa sobre alimentação para as famílias; socialização da respostas, confecção de material sobres os frutos mais presentes e uso da contação de história do paradidático;conhecendo e aprendendo sobre as características dos frutos e os mais consumidos no Município;por fim elaboração de uma receita com a família utilizando alguns ingredientes que foram discutidos em sala. Dentre os principais resultados observou-se que os responsáveis, a coordenação pedagógica e a gestão da escola, entenderem a importância de abordar e refletirem sobre os hábitos alimentares dentro e fora do espaço escolar e suas consequências para a saúde. Os frutos mais consumidos foram banana(33%), mamão(23%) e maçã(14%),correlacionando-os com o paradidático as crianças mostraram-se curiosas e na elaboração da receita as crianças e os pais mostraram-se bastante empolgados e interessados em compartilhar desse momento com todos. O processo de ensino aprendizagem foi associado a uma metodologia interativa, satisfatória e lúdica. Conclui-se que a pesquisa apontou a necessidade de sensibilização e conscientização de todos para a importância de uma alimentação saudável."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11766_TB1585_13112023095438.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSÂNGELA DA MOTA LUNA"
    "autor_nome_curto" => "ROSÂNGELA MOTA"
    "autor_email" => "rosangelamota57@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O objetivo deste trabalho foi relatar a experiência vivenciada em turma do 1° ano B, do Ensino Fundamental anos iniciais, correlacionando o ensino de Ciências da Natureza, articulado com um livro paradidático intitulado “A menina que não gostava de fruta”, tal abordagem visou estimular o conhecimento e prática de uma alimentação saudável, conscientizando e promovendo nas crianças, nos seus familiares e na comunidade escolar o conhecimento sobre os benefícios dos frutos para uma alimentação saudável. Trata-se de uma pesquisa descritiva, qualitativa, baseada na metodologia da pesquisa-ação, onde envolveu a aluna-pesquisadora, alunos, comunidade escolar e familiares. Desenvolvida na escola da Rede Municipal, Zona Rural-Vicência, Pernambuco, Brasil. Participaram 21 alunos, com faixa etária de 6-7 anos, foram elaborados 4 encontros distribuídos em: apresentação da pesquisa para comunidade escolar e familiares, sondagem sobre alimentação diária e ficha de pesquisa sobre alimentação para as famílias; socialização da respostas, confecção de material sobres os frutos mais presentes e uso da contação de história do paradidático;conhecendo e aprendendo sobre as características dos frutos e os mais consumidos no Município;por fim elaboração de uma receita com a família utilizando alguns ingredientes que foram discutidos em sala. Dentre os principais resultados observou-se que os responsáveis, a coordenação pedagógica e a gestão da escola, entenderem a importância de abordar e refletirem sobre os hábitos alimentares dentro e fora do espaço escolar e suas consequências para a saúde. Os frutos mais consumidos foram banana(33%), mamão(23%) e maçã(14%),correlacionando-os com o paradidático as crianças mostraram-se curiosas e na elaboração da receita as crianças e os pais mostraram-se bastante empolgados e interessados em compartilhar desse momento com todos. O processo de ensino aprendizagem foi associado a uma metodologia interativa, satisfatória e lúdica. Conclui-se que a pesquisa apontou a necessidade de sensibilização e conscientização de todos para a importância de uma alimentação saudável.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.