Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DOS FRUTOS NA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
0 of 0
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95854 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1585 "inscrito_id" => 11766 "titulo" => "PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DOS FRUTOS NA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL" "resumo" => "O objetivo deste trabalho foi relatar a experiência vivenciada em turma do 1° ano B, do Ensino Fundamental anos iniciais, correlacionando o ensino de Ciências da Natureza, articulado com um livro paradidático intitulado “A menina que não gostava de fruta”, tal abordagem visou estimular o conhecimento e prática de uma alimentação saudável, conscientizando e promovendo nas crianças, nos seus familiares e na comunidade escolar o conhecimento sobre os benefícios dos frutos para uma alimentação saudável. Trata-se de uma pesquisa descritiva, qualitativa, baseada na metodologia da pesquisa-ação, onde envolveu a aluna-pesquisadora, alunos, comunidade escolar e familiares. Desenvolvida na escola da Rede Municipal, Zona Rural-Vicência, Pernambuco, Brasil. Participaram 21 alunos, com faixa etária de 6-7 anos, foram elaborados 4 encontros distribuídos em: apresentação da pesquisa para comunidade escolar e familiares, sondagem sobre alimentação diária e ficha de pesquisa sobre alimentação para as famílias; socialização da respostas, confecção de material sobres os frutos mais presentes e uso da contação de história do paradidático;conhecendo e aprendendo sobre as características dos frutos e os mais consumidos no Município;por fim elaboração de uma receita com a família utilizando alguns ingredientes que foram discutidos em sala. Dentre os principais resultados observou-se que os responsáveis, a coordenação pedagógica e a gestão da escola, entenderem a importância de abordar e refletirem sobre os hábitos alimentares dentro e fora do espaço escolar e suas consequências para a saúde. Os frutos mais consumidos foram banana(33%), mamão(23%) e maçã(14%),correlacionando-os com o paradidático as crianças mostraram-se curiosas e na elaboração da receita as crianças e os pais mostraram-se bastante empolgados e interessados em compartilhar desse momento com todos. O processo de ensino aprendizagem foi associado a uma metodologia interativa, satisfatória e lúdica. Conclui-se que a pesquisa apontou a necessidade de sensibilização e conscientização de todos para a importância de uma alimentação saudável.O objetivo deste trabalho foi relatar a experiência vivenciada em turma do 1° ano B, do Ensino Fundamental anos iniciais, correlacionando o ensino de Ciências d" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11766_TB1585_13112023095438.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSÂNGELA DA MOTA LUNA" "autor_nome_curto" => "ROSÂNGELA MOTA" "autor_email" => "rosangelamota57@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95854 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1585 "inscrito_id" => 11766 "titulo" => "PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DOS FRUTOS NA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL" "resumo" => "O objetivo deste trabalho foi relatar a experiência vivenciada em turma do 1° ano B, do Ensino Fundamental anos iniciais, correlacionando o ensino de Ciências da Natureza, articulado com um livro paradidático intitulado “A menina que não gostava de fruta”, tal abordagem visou estimular o conhecimento e prática de uma alimentação saudável, conscientizando e promovendo nas crianças, nos seus familiares e na comunidade escolar o conhecimento sobre os benefícios dos frutos para uma alimentação saudável. Trata-se de uma pesquisa descritiva, qualitativa, baseada na metodologia da pesquisa-ação, onde envolveu a aluna-pesquisadora, alunos, comunidade escolar e familiares. Desenvolvida na escola da Rede Municipal, Zona Rural-Vicência, Pernambuco, Brasil. Participaram 21 alunos, com faixa etária de 6-7 anos, foram elaborados 4 encontros distribuídos em: apresentação da pesquisa para comunidade escolar e familiares, sondagem sobre alimentação diária e ficha de pesquisa sobre alimentação para as famílias; socialização da respostas, confecção de material sobres os frutos mais presentes e uso da contação de história do paradidático;conhecendo e aprendendo sobre as características dos frutos e os mais consumidos no Município;por fim elaboração de uma receita com a família utilizando alguns ingredientes que foram discutidos em sala. Dentre os principais resultados observou-se que os responsáveis, a coordenação pedagógica e a gestão da escola, entenderem a importância de abordar e refletirem sobre os hábitos alimentares dentro e fora do espaço escolar e suas consequências para a saúde. Os frutos mais consumidos foram banana(33%), mamão(23%) e maçã(14%),correlacionando-os com o paradidático as crianças mostraram-se curiosas e na elaboração da receita as crianças e os pais mostraram-se bastante empolgados e interessados em compartilhar desse momento com todos. O processo de ensino aprendizagem foi associado a uma metodologia interativa, satisfatória e lúdica. Conclui-se que a pesquisa apontou a necessidade de sensibilização e conscientização de todos para a importância de uma alimentação saudável.O objetivo deste trabalho foi relatar a experiência vivenciada em turma do 1° ano B, do Ensino Fundamental anos iniciais, correlacionando o ensino de Ciências d" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11766_TB1585_13112023095438.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSÂNGELA DA MOTA LUNA" "autor_nome_curto" => "ROSÂNGELA MOTA" "autor_email" => "rosangelamota57@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O objetivo deste trabalho foi relatar a experiência vivenciada em turma do 1° ano B, do Ensino Fundamental anos iniciais, correlacionando o ensino de Ciências da Natureza, articulado com um livro paradidático intitulado “A menina que não gostava de fruta”, tal abordagem visou estimular o conhecimento e prática de uma alimentação saudável, conscientizando e promovendo nas crianças, nos seus familiares e na comunidade escolar o conhecimento sobre os benefícios dos frutos para uma alimentação saudável. Trata-se de uma pesquisa descritiva, qualitativa, baseada na metodologia da pesquisa-ação, onde envolveu a aluna-pesquisadora, alunos, comunidade escolar e familiares. Desenvolvida na escola da Rede Municipal, Zona Rural-Vicência, Pernambuco, Brasil. Participaram 21 alunos, com faixa etária de 6-7 anos, foram elaborados 4 encontros distribuídos em: apresentação da pesquisa para comunidade escolar e familiares, sondagem sobre alimentação diária e ficha de pesquisa sobre alimentação para as famílias; socialização da respostas, confecção de material sobres os frutos mais presentes e uso da contação de história do paradidático;conhecendo e aprendendo sobre as características dos frutos e os mais consumidos no Município;por fim elaboração de uma receita com a família utilizando alguns ingredientes que foram discutidos em sala. Dentre os principais resultados observou-se que os responsáveis, a coordenação pedagógica e a gestão da escola, entenderem a importância de abordar e refletirem sobre os hábitos alimentares dentro e fora do espaço escolar e suas consequências para a saúde. Os frutos mais consumidos foram banana(33%), mamão(23%) e maçã(14%),correlacionando-os com o paradidático as crianças mostraram-se curiosas e na elaboração da receita as crianças e os pais mostraram-se bastante empolgados e interessados em compartilhar desse momento com todos. O processo de ensino aprendizagem foi associado a uma metodologia interativa, satisfatória e lúdica. Conclui-se que a pesquisa apontou a necessidade de sensibilização e conscientização de todos para a importância de uma alimentação saudável.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.