Nesta pesquisa foi desenvolvida uma análise de erros cometidos por alunos do 7° ano do ensino fundamental em uma escola estadual na cidade de Igarapé-Açu/Pará. Os resultados foram obtidos por meio de uma atividade desenvolvida para os discentes, na qual foi proposta com o intuito de analisarmos o conhecimento e o domínio deles sobre as quatro operações fundamentais; a escolha por este conteúdo se justifica na classificação de teóricos como DANTE (2018) que considera estas operações como um fator básico no processo de ensino e aprendizagem de matemática. Na perspectiva da análise de erros tivemos como base a análise de erros e os fundamentos teóricos do livro “o erro como estratégia didática” da autora PINTO (2000), que parte da ideia da fundamentação e compreensão do erro como estratégia na educação. Nesse contexto obtivemos algumas dimensões relativas aos erros que ocorrem na aprendizagem de matemática com o conteúdo das 4 operações fundamentais; classificando-os por meio de critérios de avaliação de modo que o erro possa ser considerado como um processo de aprendizagem do educando, beneficiando tanto a compreensão do conteúdo como a relação aluno-professor.