Esse estudo tem como objetivo apresentar aproximações e as percepções entre Tardif (2014) e Freire (2017) em relação aos saberes indispensáveis para a prática educativa. Trata-se de uma pesquisa teórica, a qual toma como base as obras dos autores citados para um melhor direcionamento a respeito da temática. Reconhecemos a relevância fundamental de compreender os saberes docentes de acordo com as perspectivas desses autores, visando enriquecer a prática educativa. A metodologia é a bibliográfica, onde através de leituras e análises dessas obras buscamos apresentar as contribuições teóricas dos autores para embasar a prática docente. Para Freire, patrono da educação, ensinar é um ato complexo e essencialmente político, demandando a aquisição de saberes fundamentais à arte da docência. Em consonância, Tardif explora a profissionalização docente, destacando os saberes profissionais como eixo central. De acordo com Tardif, os saberes docentes transcendem singularidades, abraçando uma pluralidade atemporal e heterogênea. Essas perspectivas complementares entre os autores sublinham a intrincada natureza da prática docente, evidenciando a interdependência entre saberes pedagógicos, disciplinares, curriculares e experienciais. A síntese desses saberes emerge como alicerces indispensáveis para orientar educadores diante das complexidades da sala de aula e, mais amplamente, do cenário educacional em constante evolução.