O texto é o produto final de uma experiência de Estágio em Espaços Não-Escolares desenvolvido no âmbito do curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia, UNEB DEDC VII, Senhor do Bonfim-BA. As atividades aconteceram no Centro Juvenil de Ciência e Cultura, CJCC, sob a forma de oficinas de estudo e troca de saberes sobre a disciplina de Redação. No todo foram 4 (quatro) os encontros formativos. Este artigo analisa a primeira das atividades desenvolvidas nas oficinas: a escrita de uma carta pelas pessoas participantes para si mesmas respondendo à questão proposta “por que eu quero dominar a Língua?”. As oficinas se materializaram em verdadeiros espaços de diálogo sobre as injustiças sociais que são impostas às pessoas que não tiveram acesso a uma educação libertadora, e que por este motivo convivem com as limitações de acesso à cultura e aos espaços na sociedade. Esta experiência mostrou na prática o teor político do Estágio em Espaços Não-Escolares. Após apresentação dos resultados das escritas, tecemos considerações a respeito do impacto que tem ações como a que desenvolvemos na construção de um novo projeto de sociedade, que supere este posto que é profundamente marcado por desigualdades, negação de direitos e cerceamento da cidadania.