A passagem do luto e suas adversidades são assuntos pouco debatidos sobretudo no ambiente escolar. Tendo em vista isso, o presente trabalho tem como objetivo discorrer sobre as dificuldades enfrentadas pelos professores e profissionais de educação em turmas de Educação Infantil que passaram pelo processo de luto, sobretudo, como resultados da Pandemia da Covid-19. De modo especial, este estudo busca refletir acerca das práticas educacionais e de acolhimento que buscam promover o desenvolvimento integral da criança na vivência do luto na escola. A pesquisa de natureza qualitativa teve como base de estudos os documentos oficiais para a Educação Infantil Brasil (1988; 1996; 2021), bem como as concepções sobre o luto na infância, através de Fujisaka (2009), Sartori (2018), Lustosa; et al (2009), Martins (2015). Conclui-se que o contexto de Pandemia prejudicou o andamento adequado das atividades escolares na etapa da educação infantil, de modo que, não foi possível por parte das escolas se organizar tencionando acolher as crianças que foram acometidas pela perda de pessoas próximas. Tais mudanças sucederam em resultados negativos por parte das crianças no que se refere a adaptação, socialização, e desenvolvimento estimulados a partir do ensino e aprendizagem.