Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA: CONCIENTIZAÇÃO DOS ESTUDANTES DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DO RECIFE A PARTIR DA CULTURA MAKER

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100958
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8580
    "inscrito_id" => 956
    "titulo" => "EFICIÊNCIA ENERGÉTICA: CONCIENTIZAÇÃO DOS ESTUDANTES DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DO RECIFE A PARTIR DA CULTURA MAKER"
    "resumo" => "O conceito de eficiência energética é um importante ponto de partida para a discussão sobre as fontes de energias renováveis, na escola. A partir da ideia de diminuir o gasto para continuar utilizando a mesma quantidade de equipamentos é possível refletirmos sobre de onde vem a energia que utilizamos nas ações do nosso cotidiano e sobre a finitude dessas fontes. Dessa forma, é possível identificar quais as atividades que consomem mais energia, no ambiente escolar e fora dele, onde há maior desperdício e o que é possível fazer para que haja economia de energia. Partimos do objetivo de analisar as ações que podem ser realizadas, no ambiente escolar e forma dele, para que haja a aplicação do conceito de eficiência energética. Para realização do estudo, utilizamos como base metodológica a Pesquisa participante e nos embasamos nos pilares da cultura maker: criatividade, colaboração e sustentabilidade e, para a vivência das ações previstas nessa investigação, utilizando materiais recicláveis e o Kit Uno Maker, fornecido pela Secretaria de Educação do Recife. Como principais resultados do presente estudo, destacamos as atividades de experimentação, onde os estudantes puderam conhecer, na prática, a geração de energia a partir de fontes renováveis, o que resultou em uma importante reflexão sobre o grande volume de água utilizado nas hidrelétricas e a importância da economia de energia. Outra vivência importante foi a produção dos circuitos elétricos e a visualização dos efeitos dos sistemas sobrecarregados por desvios de energia, conhecido popularmente como “macacos”. O presente estudo tem sua relevância justificada pela necessidade de conscientizarmos a população, de forma geral, sobre o não desperdício de energia. Para isso, partimos do conceito de eficiência energética, o que impacta o consumo de energia dentro e fora do ambiente escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID956_TB8580_20082023003234.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LYGIA DE ASSIS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LYGIA"
    "autor_email" => "lygia1@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100958
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8580
    "inscrito_id" => 956
    "titulo" => "EFICIÊNCIA ENERGÉTICA: CONCIENTIZAÇÃO DOS ESTUDANTES DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DO RECIFE A PARTIR DA CULTURA MAKER"
    "resumo" => "O conceito de eficiência energética é um importante ponto de partida para a discussão sobre as fontes de energias renováveis, na escola. A partir da ideia de diminuir o gasto para continuar utilizando a mesma quantidade de equipamentos é possível refletirmos sobre de onde vem a energia que utilizamos nas ações do nosso cotidiano e sobre a finitude dessas fontes. Dessa forma, é possível identificar quais as atividades que consomem mais energia, no ambiente escolar e fora dele, onde há maior desperdício e o que é possível fazer para que haja economia de energia. Partimos do objetivo de analisar as ações que podem ser realizadas, no ambiente escolar e forma dele, para que haja a aplicação do conceito de eficiência energética. Para realização do estudo, utilizamos como base metodológica a Pesquisa participante e nos embasamos nos pilares da cultura maker: criatividade, colaboração e sustentabilidade e, para a vivência das ações previstas nessa investigação, utilizando materiais recicláveis e o Kit Uno Maker, fornecido pela Secretaria de Educação do Recife. Como principais resultados do presente estudo, destacamos as atividades de experimentação, onde os estudantes puderam conhecer, na prática, a geração de energia a partir de fontes renováveis, o que resultou em uma importante reflexão sobre o grande volume de água utilizado nas hidrelétricas e a importância da economia de energia. Outra vivência importante foi a produção dos circuitos elétricos e a visualização dos efeitos dos sistemas sobrecarregados por desvios de energia, conhecido popularmente como “macacos”. O presente estudo tem sua relevância justificada pela necessidade de conscientizarmos a população, de forma geral, sobre o não desperdício de energia. Para isso, partimos do conceito de eficiência energética, o que impacta o consumo de energia dentro e fora do ambiente escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID956_TB8580_20082023003234.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LYGIA DE ASSIS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LYGIA"
    "autor_email" => "lygia1@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O conceito de eficiência energética é um importante ponto de partida para a discussão sobre as fontes de energias renováveis, na escola. A partir da ideia de diminuir o gasto para continuar utilizando a mesma quantidade de equipamentos é possível refletirmos sobre de onde vem a energia que utilizamos nas ações do nosso cotidiano e sobre a finitude dessas fontes. Dessa forma, é possível identificar quais as atividades que consomem mais energia, no ambiente escolar e fora dele, onde há maior desperdício e o que é possível fazer para que haja economia de energia. Partimos do objetivo de analisar as ações que podem ser realizadas, no ambiente escolar e forma dele, para que haja a aplicação do conceito de eficiência energética. Para realização do estudo, utilizamos como base metodológica a Pesquisa participante e nos embasamos nos pilares da cultura maker: criatividade, colaboração e sustentabilidade e, para a vivência das ações previstas nessa investigação, utilizando materiais recicláveis e o Kit Uno Maker, fornecido pela Secretaria de Educação do Recife. Como principais resultados do presente estudo, destacamos as atividades de experimentação, onde os estudantes puderam conhecer, na prática, a geração de energia a partir de fontes renováveis, o que resultou em uma importante reflexão sobre o grande volume de água utilizado nas hidrelétricas e a importância da economia de energia. Outra vivência importante foi a produção dos circuitos elétricos e a visualização dos efeitos dos sistemas sobrecarregados por desvios de energia, conhecido popularmente como “macacos”. O presente estudo tem sua relevância justificada pela necessidade de conscientizarmos a população, de forma geral, sobre o não desperdício de energia. Para isso, partimos do conceito de eficiência energética, o que impacta o consumo de energia dentro e fora do ambiente escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.