O conceito de eficiência energética é um importante ponto de partida para a discussão sobre as fontes de energias renováveis, na escola. A partir da ideia de diminuir o gasto para continuar utilizando a mesma quantidade de equipamentos é possível refletirmos sobre de onde vem a energia que utilizamos nas ações do nosso cotidiano e sobre a finitude dessas fontes. Dessa forma, é possível identificar quais as atividades que consomem mais energia, no ambiente escolar e fora dele, onde há maior desperdício e o que é possível fazer para que haja economia de energia. Partimos do objetivo de analisar as ações que podem ser realizadas, no ambiente escolar e forma dele, para que haja a aplicação do conceito de eficiência energética. Para realização do estudo, utilizamos como base metodológica a Pesquisa participante e nos embasamos nos pilares da cultura maker: criatividade, colaboração e sustentabilidade e, para a vivência das ações previstas nessa investigação, utilizando materiais recicláveis e o Kit Uno Maker, fornecido pela Secretaria de Educação do Recife. Como principais resultados do presente estudo, destacamos as atividades de experimentação, onde os estudantes puderam conhecer, na prática, a geração de energia a partir de fontes renováveis, o que resultou em uma importante reflexão sobre o grande volume de água utilizado nas hidrelétricas e a importância da economia de energia. Outra vivência importante foi a produção dos circuitos elétricos e a visualização dos efeitos dos sistemas sobrecarregados por desvios de energia, conhecido popularmente como “macacos”. O presente estudo tem sua relevância justificada pela necessidade de conscientizarmos a população, de forma geral, sobre o não desperdício de energia. Para isso, partimos do conceito de eficiência energética, o que impacta o consumo de energia dentro e fora do ambiente escolar.