A pesquisa discutida neste texto foi idealizada a partir de discussões realizadas no componente curricular “Metodologia do Ensino da Matemática II” do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pernambuco/Campus Acadêmico do Agreste – UFPE/CAA. Após observar que havia poucas pesquisas que investigassem a utilização do YouTube como recurso para o ensino e a aprendizagem da Matemática, decidimos analisar tal temática. Neste trabalho, foi investigado se a utilização de vídeos do YouTube, que abordam o conteúdo Função do 1º grau, contribui para a aprendizagem de alunos do 1º Ano do Ensino Médio. Para a realização deste trabalho, foi aplicado um questionário com um grupo de estudantes de uma Escola de Referência em Ensino Médio da cidade de Caruaru-PE, com o intuito de verificar a mobilização de diferentes registros de representação semiótica em funções do 1º grau a fim de compreender as dificuldades na aprendizagem de função e o potencial do uso de vídeos do YouTube como auxiliar desse aprendizado. Por fim, apresentamos uma análise do que foi encontrado nas respostas dos alunos nos questionários e nos estudos de artigos. Como embasamento teórico foi utilizado a Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Duval, e a leitura de artigos já escritos da área. Os resultados desta pesquisa indicam que atividades envolvendo conversão evidenciam as dificuldades dos alunos, já que a maioria dos alunos acertaram as questões com registro algébrico, mas apenas um aluno acertou a questão envolvendo conversão em registro gráfico.