Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LUDICIDADE E APRENDIZAGEM CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO PSICOMOTORA CONSCIENTE

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 09 - Educação Infantil
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 101255
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8987
    "inscrito_id" => 21947
    "titulo" => "LUDICIDADE E APRENDIZAGEM CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO PSICOMOTORA CONSCIENTE"
    "resumo" => "RESUMO Muito se tem investigado sobre atividades psicomotoras na educação e como a mesma vem sendo tratada nas licenciaturas principalmente nos Cursos de Pedagogia. A ludicidade torna-se uma ferramenta extremamente importante nesse processo de ensino e aprendizagem. Consequentemente, espera-se que as licenciaturas tenham um olhar com mais profundidade para disciplinas que contemplem tal temática. Nosso intuído com essa pesquisa foi investigar quais universidades da Baixada Fluminense estão oferecendo nos Cursos de Pedagogia disciplinas que sejam facilitadoras para um trabalho psicomotor consciente. Nessa perspectiva, a presente investigação visou desenvolver um estudo comparativo entre as matrizes curriculares da Pedagogia dessas universidades e da Universidade Iguaçu, sendo no mínimo duas delas da rede privada e duas da rede pública. Desta forma, analisamos os aspectos específicos das matrizes curriculares em consonância com o uso de um trabalho pedagógico que possibilita a construção do conhecimento e do amadurecimento infantil, uma vez que estimula sua criatividade, imaginação, seu espaço de exploração, melhora a participação e a motivação da criança, diminuindo sua inadequação. Após leitura exaustiva do material coletado e analisado, foram elaboradas tabelas e gráficos, tendo em vista o cunho deste estudo quantitativo, ao identificarmos as disciplinas que dialogam com ludicidade no campo dos domínios motor, cognitivo e afetivo-social. Portanto, consideramos que a metodologia aqui descrita foi contemplada com as leituras dos artigos e principalmente do Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (BRASIL, 1998), que se aliam a abordagem ao estudo dos processos geradores. Por fim, após os devidos resultados propomos a elaboração de folder informativos enfatizando a importância desta ferramenta pedagógica e que pode ser melhor desenvolvida se forem ofertadas de maneira mais adequada nas licenciaturas, trazendo cada vez mais embasamento teórico sem deixar de lado uma atividade prática sem propósito, mas que fortaleça todo o conteúdo teórico-prático que está sendo oferecido para esses alunos. Palavras-Chaves: Atividades Psicomotoras, Educação, Pedagogia,"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID21947_TB8987_04102023230610.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JERSICA PRISCILA MENDES DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "JERSICA"
    "autor_email" => "jessyunigped2020@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE IGUAÇU (UNIG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 101255
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8987
    "inscrito_id" => 21947
    "titulo" => "LUDICIDADE E APRENDIZAGEM CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO PSICOMOTORA CONSCIENTE"
    "resumo" => "RESUMO Muito se tem investigado sobre atividades psicomotoras na educação e como a mesma vem sendo tratada nas licenciaturas principalmente nos Cursos de Pedagogia. A ludicidade torna-se uma ferramenta extremamente importante nesse processo de ensino e aprendizagem. Consequentemente, espera-se que as licenciaturas tenham um olhar com mais profundidade para disciplinas que contemplem tal temática. Nosso intuído com essa pesquisa foi investigar quais universidades da Baixada Fluminense estão oferecendo nos Cursos de Pedagogia disciplinas que sejam facilitadoras para um trabalho psicomotor consciente. Nessa perspectiva, a presente investigação visou desenvolver um estudo comparativo entre as matrizes curriculares da Pedagogia dessas universidades e da Universidade Iguaçu, sendo no mínimo duas delas da rede privada e duas da rede pública. Desta forma, analisamos os aspectos específicos das matrizes curriculares em consonância com o uso de um trabalho pedagógico que possibilita a construção do conhecimento e do amadurecimento infantil, uma vez que estimula sua criatividade, imaginação, seu espaço de exploração, melhora a participação e a motivação da criança, diminuindo sua inadequação. Após leitura exaustiva do material coletado e analisado, foram elaboradas tabelas e gráficos, tendo em vista o cunho deste estudo quantitativo, ao identificarmos as disciplinas que dialogam com ludicidade no campo dos domínios motor, cognitivo e afetivo-social. Portanto, consideramos que a metodologia aqui descrita foi contemplada com as leituras dos artigos e principalmente do Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (BRASIL, 1998), que se aliam a abordagem ao estudo dos processos geradores. Por fim, após os devidos resultados propomos a elaboração de folder informativos enfatizando a importância desta ferramenta pedagógica e que pode ser melhor desenvolvida se forem ofertadas de maneira mais adequada nas licenciaturas, trazendo cada vez mais embasamento teórico sem deixar de lado uma atividade prática sem propósito, mas que fortaleça todo o conteúdo teórico-prático que está sendo oferecido para esses alunos. Palavras-Chaves: Atividades Psicomotoras, Educação, Pedagogia,"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID21947_TB8987_04102023230610.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JERSICA PRISCILA MENDES DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "JERSICA"
    "autor_email" => "jessyunigped2020@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE IGUAÇU (UNIG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

RESUMO Muito se tem investigado sobre atividades psicomotoras na educação e como a mesma vem sendo tratada nas licenciaturas principalmente nos Cursos de Pedagogia. A ludicidade torna-se uma ferramenta extremamente importante nesse processo de ensino e aprendizagem. Consequentemente, espera-se que as licenciaturas tenham um olhar com mais profundidade para disciplinas que contemplem tal temática. Nosso intuído com essa pesquisa foi investigar quais universidades da Baixada Fluminense estão oferecendo nos Cursos de Pedagogia disciplinas que sejam facilitadoras para um trabalho psicomotor consciente. Nessa perspectiva, a presente investigação visou desenvolver um estudo comparativo entre as matrizes curriculares da Pedagogia dessas universidades e da Universidade Iguaçu, sendo no mínimo duas delas da rede privada e duas da rede pública. Desta forma, analisamos os aspectos específicos das matrizes curriculares em consonância com o uso de um trabalho pedagógico que possibilita a construção do conhecimento e do amadurecimento infantil, uma vez que estimula sua criatividade, imaginação, seu espaço de exploração, melhora a participação e a motivação da criança, diminuindo sua inadequação. Após leitura exaustiva do material coletado e analisado, foram elaboradas tabelas e gráficos, tendo em vista o cunho deste estudo quantitativo, ao identificarmos as disciplinas que dialogam com ludicidade no campo dos domínios motor, cognitivo e afetivo-social. Portanto, consideramos que a metodologia aqui descrita foi contemplada com as leituras dos artigos e principalmente do Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (BRASIL, 1998), que se aliam a abordagem ao estudo dos processos geradores. Por fim, após os devidos resultados propomos a elaboração de folder informativos enfatizando a importância desta ferramenta pedagógica e que pode ser melhor desenvolvida se forem ofertadas de maneira mais adequada nas licenciaturas, trazendo cada vez mais embasamento teórico sem deixar de lado uma atividade prática sem propósito, mas que fortaleça todo o conteúdo teórico-prático que está sendo oferecido para esses alunos. Palavras-Chaves: Atividades Psicomotoras, Educação, Pedagogia,

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.