¬Este estudo tem por objetivo investigar de que modo o ensino de geografia e seus conteúdos podem contribuir na descontrução da hierarquização de saberes eurocêntricos em práticas pedagógicas no espaço escolar. Partindo do pressuposto que muitos esforços vêm sendo empreendidos em virtude da implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 (que torna obrigatório o ensino de História e Cultura africana e afro-brasileira e indígena nos ensinos fundamentais e médio). Trata-se de um estudo exploratório, com abordagem qualitativa, realizado através do levantamento bibliográfico. Como fonte de pesquisa são referenciados autores como Kabenguele Munanga, Nilma Lino Gomes, Petronilha Gonçalves, Amilcar Pereira, Emerson Santos, Bell Hooks, Paulo Freire, Maurice Tardif – que discutem as questões étnico-raciais, as Leis 10.639/03 e 11.645/08, práticas pedagógicas e descontrução de currículos hegemônicos. O olhar crítico à educação permite refletir o fato de permearmos um ensino hegemonicamente eurocêntrico e colonial e a necessidade de desfazer os equívocos que deturparam as culturas de origem africana, afrobrasileira e indígena. Para isso, é fundamental implementar uma educação antirracista, a fim de que se promover um reconhecimento da história social, política, cultural e educacional do povo negro e indígena nos diversos espaços de formação, contribuindo assim, para luta antirracista, pela igualdade social e a democracia plena.