A pesquisa tem como objetivo refletir o processo da alfabetização e as práticas de letramento oferecidoao público do terceiro ano dos anos iniciais do ensino fundamental, bem como entender como a cultura das mídias digitais podem ser responsáveis por esse grande avanço na velocidade da comunicação e das informações. É sabido estar convivendo com esta realidade a algum tempo de maneira muito intensa, essa cultura de comunicação de massa nos traz a cada dia novas formas de entender o processo do uso das mídias na sociedade do conhecimento da qual fazemos parte. Esses instrumentos de dinamização e aperfeiçoamento na realização de projetos de transformação social devem ser direcionados ao bem-estar coletivo nas diversas áreas. Portanto, a cultura midiática vem trazer um aprendizado de cultura contemporânea com símbolos e linguagens próprias neste novo universo socializador. O pressuposto da pesquisa refere-se a questão das práticas de letramento oferecidas aos anos iniciais. Assim, iremos observar na turma do terceiro ano dos anos iniciais em uma escola municipal de Limoeiro – PE, situada na zona rural, como essas práticas de alfabetização e letramento são realizadas. No tocante ao uso das mídias digitais na educação, professores precisam deixar a natureza do seu pragmatismo de lado e terem postura reflexiva, para inovar e aprender informações, que pode armazená-las e disseminá-las que possibilite a todos a pensarem uma dinâmica diferente, por caminhos diversos no uso dessas ferramentas, buscar o comprometimento no trabalho com os multiletramentos como favorecimento do aprendizado deixando-os influenciar positivamente diante dos significados tecnológicos, vê-se a interação para do conhecimento a partir das necessidades e oportunidades, fazendo que os indivíduos possam utilizar os vários recursos e mídias oferecidos. A pesquisa será por meio de um estudo descritivo e exploratório, uma abordagem qualitativa. E por fim as considerações finais que retratará resultado encontrado nesta pesquisa.