Os projetos de extensão voltados para educação ambiental são caracterizados pelos benefícios sociais oriundos da troca de saberes entre comunidade educativa e sociedade, os quais conciliam teoria e prática de forma indissociada com o ensino e com a pesquisa. Nesse contexto, buscou-se, com esse estudo, relatar as vivências em três projetos de extensão do Instituto Federal da Paraíba - Campus Cabedelo. Trata-se de um estudo de caso, qualitativo, cuja amostra foi de 40 alunos do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente do IFPB que vivenciaram de forma prática e imersiva os projetos: “Contribuição para cidades e comunidades sustentáveis: práticas ambientais e participação social em espaços verdes públicos”; “Reciclin” e a utilização de descarte correto de resíduos sólidos; e “Educação Ambiental inclusiva por meio da elaboração de vídeos lúdicos bilíngues” voltado para a preservação do meio ambiente. Ao final da execução dos projetos foi perceptível que as intervenções foram satisfatórias para os participantes, proporcionando sensibilização ambiental e mobilização em prol de uma sociedade que busca fins educativos para a melhoria da qualidade ambiental. Dessa forma, foi possível ainda envolver outros campos de atuação da extensão, incluindo a aprendizagem com base em práticas educativas. Além disso, destacou-se o papel social dos projetos de extensão, levando em consideração aspectos políticos, ambientais e econômicos, o que contribui para uma sociedade ambientalmente mais consciente e para a formação profissional técnica mais contextualizada com os problemas ambientais.