SILVA, Érick Emanuel Teixeira Da et al.. Formação? para quê?. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/98951>. Acesso em: 23/12/2024 00:15
Este trabalho tem como interesse a observação de modelos de formação de professores para repensar práticas formativas em vigor e como é possível redirecionar as políticas de formação inicial e continuada no intuito de consolidar uma formação que esteja conectada a interesses e necessidades dos docentes e profissionais da educação que ali atuam. Para tanto, este texto tem como pressuposto que há uma lógica intencional e um contexto de influência na formulação de políticas no campo de formação de professores, no âmbito macro, micro e dos diversos agentes imbricados. Desse modo, tem como objetivo problematizar o conceito de formação e os modelos de formação em disputa no campo, a partir da noção de práxis em Freire, apoiado em autores como Nóvoa, Imbernón, entre outros, que discutem formação inicial e continuada como um processo permanente, uma construção associada à realidade vivenciada no cotidiano docente, que está aliada às práticas. Para tanto, se constitui enquanto um estudo bibliográfico e teórico, utilizando a análise de conteúdo categorial temática de Bardin como técnica de análise. Destaca-se a partir disso, que há ainda muito a se (re) pensar acerca dos conceitos e modelos de formação que ocupam lugar hegemônico nas políticas e práticas de formação de professores.