No mundo contemporâneo em que vivemos, os processos de ensino estão numa constante evolução lógica e tecnológica. Então, para o desenvolvimento da efetiva criticidade nos alunos no tempo atual, as instituições de ensino devem acompanhar e adequar ao currículo as tecnologias da informação e comunicação, já que é impossível desassociar educação e tecnologia. O objetivo da disciplina de Letramento Digital é ensinar aos alunos o uso crítico, reflexivo e produtivo das tecnologias digitais. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo discorrer sobre a importância das aulas da disciplina de Letramento Digital na EEMTI Maria Conceição de Araújo com as turmas de primeiro ano. A pesquisa também se destina a expor os relatos de opiniões dos alunos e professores sobre inclusão tecnológica na educação básica. O processo metodológico se deu em 3 etapas, onde inicialmente foi feita uma revisão bibliográfica sobre a evolução da tecnologia na educação em geral. A segunda etapa do processo foi uma pesquisa quali/quantitativa feita com os alunos através do google forms, visando coletar dados e opiniões sobre a importância do Letramento Digital em sua vida pessoal, acadêmica e profissional. Na última fase metodológica, seguindo uma abordagem semelhante à etapa anterior, os professores forneceram informações e considerações sobre a maturidade tecnológica adquirida pelos alunos na disciplina de Letramento Digital. Logo, após realizar estudos e coletar dados, a pesquisa revelou que a cultura digital é considerada relevante em suas vidas por cerca de 90% dos alunos. Além disso, aproximadamente 50% dos discentes afirmaram que essa percepção foi influenciada pelas aulas ministradas na escola. Com relação aos docentes, cerca de 85% afirmam a necessidade de os alunos se adaptarem à cultura digital e 40% já observaram a eficácia dessa evolução tecnológica em suas aulas, especialmente em termos de trabalhos acadêmicos, leitura e escrita.