A educação é um dos pilares da sociedade, desta forma, é de suma importância que seu processo seja claro, compreensível e que sejam feitas ligações entre os níveis de ensino. Ao referir-se à matemática na educação básica não é incomum ouvir discursos de rejeição acerca desta disciplina, de mesma forma, no âmbito da educação superior esse quadro não é muito diferente. Em especial, o cálculo, que embora tenha sido uma das realizações mais notáveis do século XVII, com inúmeras aplicações, continua tendo altos índices de retenção escolar. A esse respeito, tanto os levantamentos mais incipientes quanto os mais elaborados confirmam esses dados, e portanto, com o objetivo de combater este e outros aspectos relacionados ao processo de ensino e aprendizagem, a componente curricular pré-cálculo foi implantada em alguns cursos como pré-requisito para o cálculo. Alguns anos depois os resultados de retenção que se acumulavam em cálculo migraram para pré-cálculo. Com isso, seguindo o referencial teórico de Silva et al e ampliando sua área de pesquisa, este trabalho tem como objetivo identificar, evidenciar e relacionar os temas do ensino básico, com o ensino de cálculo para que assim, com novas formas de abordagem, seja possível minimizar as dificuldades. A metodologia da pesquisa é qualitativa e de caráter exploratório baseada em questões sobre limites - primeira ferramenta diretamente ligada a esta componente curricular - apresentadas nos capítulos iniciais de algumas bibliografias do curso de cálculo.