O homem é um ser social, cultural e histórico, logo, necessita de interação e comunicação para conviver em sociedade. E, dentre as formas existentes de comunicação está a linguagem escrita com a qual o sujeito possui contato desde a primeira infância, pois a criança está inserida em um mundo em que a escrita permeia diversos contextos. Nesse sentido, é pertinente o trabalho da escrita de modo que a criança seja inserida no mundo letrado com vistas à valorização e à ampliação dos seus saberes e com metodologias que utilizem a ludicidade, já que a aprendizagem com diversão contribui para a formação integral da criança, pois através do lúdico as crianças se socializam, interagem e favorecem a ampliação cognitiva, afetiva e social. Partindo deste pressuposto, este estudo busca evidenciar a relevância do uso de metodologias que valorizam a ludicidade no desenvolvimento da escrita desde a primeira infância. Dessa forma, se discutirá acerca das propostas de atividades que trabalham a escrita bem como seus pontos positivos ou negativos, refletindo em aspectos que podem ser aprimorados em futuras práticas de ensino. Assim, para a realização deste estudo utilizou-se a revisão bibliográfica e documental de textos que abordam sobre a temática em questão. Constata-se que utilizar metodologias lúdicas para se trabalhar o desenvolvimento da escrita desde a primeira infância é aproveitar a motivação natural do brincar própria das crianças para tornar a aprendizagem mais atraente. Entretanto, ainda há diversos entraves que impedem a utilização da ludicidade como um fator facilitador para a aprendizagem e desenvolvimento da escrita na primeira infância.