A presente pesquisa terá com o intuito de trazer as vivências desenvolvidas na Escola Municipal Rivanildo Sandro Arcoverde, na cidade de Campina Grande/PB, através do Programa Residência Pedagógica (PRP) Em vivência fez parte da Iniciação à Docência do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB/campus I), realizado no período de outubro de 2022 a julho de 2023 pelas bolsistas do referido programa. Tem como finalidade principal abordar as contribuições do Programa Residência Pedagógica (PRP), na formação inicial do professor, em especial dos alunos do curso de licenciatura em Pedagogia da UEPB, em parceria com as escolas de redes públicas de Educação Básica. Esse projeto além de acompanhar as crianças desde o começo do ano letivo, verificar o desenvolvimento de cada uma, as suas dificuldades e as habilidades mais desenvolvidas. Outro ponto a se destacar que o PRP não é apenas um projeto de observação, mas também participação ativa em sala de aula, como acompanhar e auxiliar a professora preceptora por meio da realização do planejamento semanal de aula, e auxiliar na prática com atividades e dinâmicas em base ao que está sendo abordado aos alunos, essa vivência proporciona maiores conhecimentos, visto que durante os estágios obrigatórios se acompanha uma turma apenas por um período especifico, enquanto o Programa Residência Pedagógica abre um leque maior de conhecimentos e abordagens pedagógicas por acompanhar o período do ano letivo completo