Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PRÁTICA NA RESIDÊNCIA PEDAGOGICA: UM ESTUDO NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DE CAMPINA GRANDE-PB

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95456
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1069
    "inscrito_id" => 3292
    "titulo" => "A PRÁTICA NA RESIDÊNCIA PEDAGOGICA: UM ESTUDO NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DE CAMPINA GRANDE-PB"
    "resumo" => "A presente pesquisa terá com o intuito de trazer as vivências desenvolvidas na Escola Municipal Rivanildo Sandro Arcoverde, na cidade de Campina Grande/PB, através do Programa Residência Pedagógica (PRP) Em vivência fez parte da Iniciação à Docência do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB/campus I), realizado no período de outubro de 2022 a julho de 2023 pelas bolsistas do referido programa. Tem como finalidade principal abordar as contribuições do Programa Residência Pedagógica (PRP), na formação inicial do professor, em especial dos alunos do curso de licenciatura em Pedagogia da UEPB, em parceria com as escolas de redes públicas de Educação Básica. Esse projeto além de acompanhar as crianças desde o começo do ano letivo, verificar o desenvolvimento de cada uma, as suas dificuldades e as habilidades mais desenvolvidas. Outro ponto a se destacar que o PRP não é apenas um projeto de observação, mas também participação ativa em sala de aula, como acompanhar e auxiliar a professora preceptora por meio da realização do planejamento semanal de aula, e auxiliar na prática com atividades e dinâmicas em base ao que está sendo abordado aos alunos, essa vivência proporciona maiores conhecimentos, visto que durante os estágios obrigatórios se acompanha uma turma apenas por um período especifico, enquanto o Programa Residência Pedagógica abre um leque maior de conhecimentos e abordagens pedagógicas por acompanhar o período do ano letivo completo"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID3292_TB1069_01052023201715.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JORDANA DE SOUSA PESSOA"
    "autor_nome_curto" => "JORDANA"
    "autor_email" => "jordana.pessoa@aluno.uepb"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95456
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1069
    "inscrito_id" => 3292
    "titulo" => "A PRÁTICA NA RESIDÊNCIA PEDAGOGICA: UM ESTUDO NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DE CAMPINA GRANDE-PB"
    "resumo" => "A presente pesquisa terá com o intuito de trazer as vivências desenvolvidas na Escola Municipal Rivanildo Sandro Arcoverde, na cidade de Campina Grande/PB, através do Programa Residência Pedagógica (PRP) Em vivência fez parte da Iniciação à Docência do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB/campus I), realizado no período de outubro de 2022 a julho de 2023 pelas bolsistas do referido programa. Tem como finalidade principal abordar as contribuições do Programa Residência Pedagógica (PRP), na formação inicial do professor, em especial dos alunos do curso de licenciatura em Pedagogia da UEPB, em parceria com as escolas de redes públicas de Educação Básica. Esse projeto além de acompanhar as crianças desde o começo do ano letivo, verificar o desenvolvimento de cada uma, as suas dificuldades e as habilidades mais desenvolvidas. Outro ponto a se destacar que o PRP não é apenas um projeto de observação, mas também participação ativa em sala de aula, como acompanhar e auxiliar a professora preceptora por meio da realização do planejamento semanal de aula, e auxiliar na prática com atividades e dinâmicas em base ao que está sendo abordado aos alunos, essa vivência proporciona maiores conhecimentos, visto que durante os estágios obrigatórios se acompanha uma turma apenas por um período especifico, enquanto o Programa Residência Pedagógica abre um leque maior de conhecimentos e abordagens pedagógicas por acompanhar o período do ano letivo completo"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID3292_TB1069_01052023201715.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JORDANA DE SOUSA PESSOA"
    "autor_nome_curto" => "JORDANA"
    "autor_email" => "jordana.pessoa@aluno.uepb"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A presente pesquisa terá com o intuito de trazer as vivências desenvolvidas na Escola Municipal Rivanildo Sandro Arcoverde, na cidade de Campina Grande/PB, através do Programa Residência Pedagógica (PRP) Em vivência fez parte da Iniciação à Docência do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB/campus I), realizado no período de outubro de 2022 a julho de 2023 pelas bolsistas do referido programa. Tem como finalidade principal abordar as contribuições do Programa Residência Pedagógica (PRP), na formação inicial do professor, em especial dos alunos do curso de licenciatura em Pedagogia da UEPB, em parceria com as escolas de redes públicas de Educação Básica. Esse projeto além de acompanhar as crianças desde o começo do ano letivo, verificar o desenvolvimento de cada uma, as suas dificuldades e as habilidades mais desenvolvidas. Outro ponto a se destacar que o PRP não é apenas um projeto de observação, mas também participação ativa em sala de aula, como acompanhar e auxiliar a professora preceptora por meio da realização do planejamento semanal de aula, e auxiliar na prática com atividades e dinâmicas em base ao que está sendo abordado aos alunos, essa vivência proporciona maiores conhecimentos, visto que durante os estágios obrigatórios se acompanha uma turma apenas por um período especifico, enquanto o Programa Residência Pedagógica abre um leque maior de conhecimentos e abordagens pedagógicas por acompanhar o período do ano letivo completo

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.