O DRAMA E SUA REPERCUSSÃO NO DESENVOLVIMENTO HUMANO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95564 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1210 "inscrito_id" => 9461 "titulo" => "O DRAMA E SUA REPERCUSSÃO NO DESENVOLVIMENTO HUMANO" "resumo" => "Na presente pesquisa, com base na teoria histórico-cultural de Vigotski, busca-se investigar relações entre drama e desenvolvimento humano, identificando a possibilidade de a vivência do teatro contribuir para o desenvolvimento de crianças, em especial, no que tange à fala escrita e à leitura. Num contexto educacional em que muitas crianças apresentam dificuldades nesse processo, o teatro e seus elementos de jogo e linguagem (escrita, oral e corporal) pode se apresentar como uma atividade impulsionadora do desenvolvimento. O texto teatral traz o convite para o jogo, para a interpretação de papéis e, por isso, se torna atraente, além de alguns elementos do teatro se fazerem presentes na brincadeira de faz de conta: no ato de imaginar-se outro, imaginar situações e cenários para a brincadeira e no jogo com os outros. Para Vigotski, a brincadeira de faz de conta desempenha um papel primordial no desenvolvimento da criança, principalmente para os processos imaginativos, que vão repercutir no desenvolvimento do pensamento abstrato que, por sua vez, é importante para a passagem da fala oral para a fala escrita. O texto teatral é um texto escrito que reproduz a fala oral. Nasce escrito, mas ao ser encenado volta a ser oral. Talvez por isso possa atrair e interessar às crianças em processo de alfabetização e que já têm familiaridade e domínio da fala oral. A pesquisa encontra-se na primeira fase de revisão bibliográfica para investigar o conceito de drama na obra de Vigotski, em suas resenhas teatrais e textos sobre arte, teatro e criação, assim como em seus trabalhos sobre o desenvolvimento humano. A segunda etapa será uma pesquisa-intervenção em que serão realizadas oficinas teatrais com crianças nos anos iniciais do ensino fundamental, que ofereçam jogos teatrais, criação oral, escrita e dramatização de cenas e estórias." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID9461_TB1210_02052023184021.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BETY RIBEIRO CORRÊA" "autor_nome_curto" => "BETY" "autor_email" => "bety.rib@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95564 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1210 "inscrito_id" => 9461 "titulo" => "O DRAMA E SUA REPERCUSSÃO NO DESENVOLVIMENTO HUMANO" "resumo" => "Na presente pesquisa, com base na teoria histórico-cultural de Vigotski, busca-se investigar relações entre drama e desenvolvimento humano, identificando a possibilidade de a vivência do teatro contribuir para o desenvolvimento de crianças, em especial, no que tange à fala escrita e à leitura. Num contexto educacional em que muitas crianças apresentam dificuldades nesse processo, o teatro e seus elementos de jogo e linguagem (escrita, oral e corporal) pode se apresentar como uma atividade impulsionadora do desenvolvimento. O texto teatral traz o convite para o jogo, para a interpretação de papéis e, por isso, se torna atraente, além de alguns elementos do teatro se fazerem presentes na brincadeira de faz de conta: no ato de imaginar-se outro, imaginar situações e cenários para a brincadeira e no jogo com os outros. Para Vigotski, a brincadeira de faz de conta desempenha um papel primordial no desenvolvimento da criança, principalmente para os processos imaginativos, que vão repercutir no desenvolvimento do pensamento abstrato que, por sua vez, é importante para a passagem da fala oral para a fala escrita. O texto teatral é um texto escrito que reproduz a fala oral. Nasce escrito, mas ao ser encenado volta a ser oral. Talvez por isso possa atrair e interessar às crianças em processo de alfabetização e que já têm familiaridade e domínio da fala oral. A pesquisa encontra-se na primeira fase de revisão bibliográfica para investigar o conceito de drama na obra de Vigotski, em suas resenhas teatrais e textos sobre arte, teatro e criação, assim como em seus trabalhos sobre o desenvolvimento humano. A segunda etapa será uma pesquisa-intervenção em que serão realizadas oficinas teatrais com crianças nos anos iniciais do ensino fundamental, que ofereçam jogos teatrais, criação oral, escrita e dramatização de cenas e estórias." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID9461_TB1210_02052023184021.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BETY RIBEIRO CORRÊA" "autor_nome_curto" => "BETY" "autor_email" => "bety.rib@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }