Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IMPACTO DA POLÍTICA DE ALFABETIZAÇÃO: PROJETO ALFABETIZA TERESINA NO MUNICÍPIO DE TERESINA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 21 - Políticas Públicas de Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 101239
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8963
    "inscrito_id" => 24173
    "titulo" => "IMPACTO DA POLÍTICA DE ALFABETIZAÇÃO: PROJETO ALFABETIZA TERESINA NO MUNICÍPIO DE TERESINA"
    "resumo" => "RESUMO: O presente resumo, é fruto de uma pesquisa, em andamento, que tem como objetivo analisar o impacto da política de Alfabetização do Município de Teresina: Projeto Alfabetiza Teresina, implementado como Política da Rede por meio da Portaria nº 240/2018/GAB/SEMEC, efetivando-se em regime de colaboração com as Unidades de Ensino, considerando ainda, o recorte temporal de 2017 a 2019, em que aponta avanços do Ciclo de Alfabetização - compreende o 2º período da Educação Infantil, 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. Sob essa perspectiva, realizamos uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, com revisão de literaturas a partir da visão teórica-metodológica orientada por autores como: Motartti (2014); Jannuzzi (2011), Henrique (2021), Ball (2011), Soares (2022), dentre outros. O estudo visa analisar a referida Política, destacando as principais iniciativas voltadas à garantia de aprendizagem dos alunos da Rede Municipal de Teresina, compreendendo a importância de um planejamento tático, por meio da tríade: Avaliação, Planejamento e Monitoramento, como sistematização das ações de cada Unidade de Ensino. Os resultados têm indicado efeitos significativos para os anos iniciais do Ensino Fundamental. No entanto, os desafios persistem na ampliação desses resultados, no tocante à continuidade de sistematizar as ações de Alfabetização. PALAVRAS-CHAVE: Políticas públicas; Projeto Alfabetiza Teresina; Alfabetização."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID24173_TB8963_11122023213014.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AURISMAR FERREIRA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "AURISMAR SOUSA"
    "autor_email" => "aurisousapbezerra@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 101239
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8963
    "inscrito_id" => 24173
    "titulo" => "IMPACTO DA POLÍTICA DE ALFABETIZAÇÃO: PROJETO ALFABETIZA TERESINA NO MUNICÍPIO DE TERESINA"
    "resumo" => "RESUMO: O presente resumo, é fruto de uma pesquisa, em andamento, que tem como objetivo analisar o impacto da política de Alfabetização do Município de Teresina: Projeto Alfabetiza Teresina, implementado como Política da Rede por meio da Portaria nº 240/2018/GAB/SEMEC, efetivando-se em regime de colaboração com as Unidades de Ensino, considerando ainda, o recorte temporal de 2017 a 2019, em que aponta avanços do Ciclo de Alfabetização - compreende o 2º período da Educação Infantil, 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. Sob essa perspectiva, realizamos uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, com revisão de literaturas a partir da visão teórica-metodológica orientada por autores como: Motartti (2014); Jannuzzi (2011), Henrique (2021), Ball (2011), Soares (2022), dentre outros. O estudo visa analisar a referida Política, destacando as principais iniciativas voltadas à garantia de aprendizagem dos alunos da Rede Municipal de Teresina, compreendendo a importância de um planejamento tático, por meio da tríade: Avaliação, Planejamento e Monitoramento, como sistematização das ações de cada Unidade de Ensino. Os resultados têm indicado efeitos significativos para os anos iniciais do Ensino Fundamental. No entanto, os desafios persistem na ampliação desses resultados, no tocante à continuidade de sistematizar as ações de Alfabetização. PALAVRAS-CHAVE: Políticas públicas; Projeto Alfabetiza Teresina; Alfabetização."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID24173_TB8963_11122023213014.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AURISMAR FERREIRA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "AURISMAR SOUSA"
    "autor_email" => "aurisousapbezerra@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

RESUMO: O presente resumo, é fruto de uma pesquisa, em andamento, que tem como objetivo analisar o impacto da política de Alfabetização do Município de Teresina: Projeto Alfabetiza Teresina, implementado como Política da Rede por meio da Portaria nº 240/2018/GAB/SEMEC, efetivando-se em regime de colaboração com as Unidades de Ensino, considerando ainda, o recorte temporal de 2017 a 2019, em que aponta avanços do Ciclo de Alfabetização - compreende o 2º período da Educação Infantil, 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. Sob essa perspectiva, realizamos uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, com revisão de literaturas a partir da visão teórica-metodológica orientada por autores como: Motartti (2014); Jannuzzi (2011), Henrique (2021), Ball (2011), Soares (2022), dentre outros. O estudo visa analisar a referida Política, destacando as principais iniciativas voltadas à garantia de aprendizagem dos alunos da Rede Municipal de Teresina, compreendendo a importância de um planejamento tático, por meio da tríade: Avaliação, Planejamento e Monitoramento, como sistematização das ações de cada Unidade de Ensino. Os resultados têm indicado efeitos significativos para os anos iniciais do Ensino Fundamental. No entanto, os desafios persistem na ampliação desses resultados, no tocante à continuidade de sistematizar as ações de Alfabetização. PALAVRAS-CHAVE: Políticas públicas; Projeto Alfabetiza Teresina; Alfabetização.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.