O presente estudo busca analisar como as contribuições da Psicopedagogia alinhada ao uso dos jogos matemáticos interferem na construção do saber matemático no Ensino Fundamental I, a questão norteadora desta investigação está estruturada em: De que maneira as contribuições da Psicopedagogia alinhada ao uso dos jogos matemáticos interferem na construção do saber matemático no Ensino Fundamental I, por objetivos específicos, traçou-se: verificar como os jogos contribuem para o ensino e aprendizagem matemática no Ensino Fundamental; destacar como o ensino da Matemática logra resultados positivos através dos jogos; caracterizar as estratégias de ação e intervenção para o trabalho pedagógico no ensino através dos jogos matemáticos. Neste estudo foi utilizada a abordagem qualitativa com pesquisa bibliográfica. De posse dos resultados, conclui-se que não é o simples uso dos jogos na escola ou na sala de aula que fornecerá momentos de aprendizagem, mas também uma interação participativa de construção cognitiva, pautada em planejamentos com objetivos, que visam o aprendizado e o desenvolvimento integral do aluno. O jogo é capaz de prender a atenção dos educandos, no entanto, o professor é peça chave nesse processo e deve ter uma postura mediadora no decorrer da sua aplicação para que, o aluno desenvolva habilidades intelectuais e motoras, levando em consideração as suas capacidades de argumentar e questionar de modo que essa prática agregue valores ao seu cotidiano.