Os conselhos escolares têm sido tradicionalmente compostos por adultos, como professores, pais/responsáveis, diretores e os demais membros da comunidade escolar. A participação da primeira infância nesse colegiado é uma abordagem inovadora que pode trazer benefícios tanto para as crianças como para a escola. No Brasil, crianças e adolescentes tem assegurado o direito legal de participação como sujeitos de direitos em processo de desenvolvimento e que podem se expressar e participar da vida comunitária e política, respeitando o que é preconizado em lei e a especificidade de sua faixa etária. Com base no acompanhamento do Projeto Conselho Escolar da Primeira Infância na escola pesquisada, é apresentada uma discussão teórica da legislação educacional sobre a participação de crianças na gestão escolar por meio de um conselho escolar específico a essa faixa etária e como essa participação pode facilitar a efetividade dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil. Para tanto, optou-se por realizar uma pesquisa qualitativa de estudo de caso. Observou-se é que, em síntese, a participação das crianças no conselho escolar gerou um impacto positivo no clima escolar proporcionado um ambiente com maior foco na gestão democrática, na formulação de práticas pedagógicas que oportunizam as crianças experiências de expressar suas opiniões, ideias, percepções e preocupações sobre as questões que estão diretamente ligadas à sua condição de criança e de aluno/aluna matriculados em uma unidade escolar.