A ABA, análise do comportamento aplicada, é a ciência do aprendizado e do comportamento, tendo como um dos seus objetivos o desenvolvimento de habilidades comportamentais, nesse sentido, as suas respectivas intervenções auxiliam no desenvolvimento da linguagem, o social, comportamentos autolesivos e heterolesivos, entre outros. Sendo a ciência ABA considerada mais eficaz nos acompanhamentos dos indivíduos autistas, bem como outros transtornos do neurodesenvolvimento. Entendendo que o aluno transfere para os conteúdos escolares todos os estímulos, bem como afeto que recebe do professor, dessa forma, fica elucidado a importância e a influência do afeto no processo de aprendizado, no que concerne a análise do comportamento aplicada- ABA, utiliza-se de estratégias de reforçamento para o processo de ensino, concomitantemente, ao utilizar das estratégias promovidas pela ABA, o processo principal para que ocorra de forma eficaz e mais rápida, é a afetividade, ressaltando que a ciência ABA atribuída ao ambiente clínico e escolar, mostra-se de forma eficaz. O presente artigo se dedica a elucidar essa inter-relação, através de uma análise qualitativa e levantamento bibliográfico de cunho exploratório, nesse sentido, dando ênfase as estratégias de ensino e reforço diferencial da Análise do comportamento aplicada- ABA: DRO,DRA e DRI, fazendo entender a importância da ciência e do afeto no processo de aprendizagem.