O presente trabalho compreende uma análise de uma coleção de livros didáticos de Matemática dirigido aos quatro anos finais do Ensino Fundamental, selecionada dentre as mais adotadas no município de João Pessoa, considerando como critérios de análise as diretrizes estabelecidas nos PCN (BRASIL, 1998) em relação ao conteúdo de probabilidade, do campo do Tratamento da Informação. A pesquisa constituiu uma análise de natureza qualitativa, do tipo bibliográfico, tendo como foco o conteúdo destacado, considerando a importância do livro didático para a prática do professor de Matemática, principalmente o que atua em escolas com estrutura física carente de laboratórios didáticos ou de informática, ou outros recursos. Como resultado da análise concluímos que a coleção analisada contém uma proposta adequada às orientações dos PCN, destacando-se, como ressalva, o fato de ser o conteúdo explorado nos capítulos finais de cada volume, o que pode levar alguns professores a não trabalharem com conceitos probabilísticos em sala de aula, caso sigam a ordem dos Capítulos e haja comprometimento do tempo para o trabalho didático na escola.