Artigo Anais VIII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

UMA ANÁLISE DA PROPOSTA DE ENSINO DE PROBABILIDADE NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: PROBABILIDADE, LIVRO DIDÁTICO, PCN Comunicação Científica (CC) Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)
"2014-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9718
    "edicao_id" => 26
    "trabalho_id" => 233
    "inscrito_id" => 236
    "titulo" => "UMA ANÁLISE DA PROPOSTA DE ENSINO DE PROBABILIDADE NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O presente trabalho compreende uma análise de uma coleção de livros didáticos de Matemática dirigido aos quatro anos finais do Ensino Fundamental, selecionada dentre as mais adotadas no município de João Pessoa, considerando como critérios de análise as diretrizes estabelecidas nos PCN (BRASIL, 1998) em relação ao conteúdo de probabilidade, do campo do Tratamento da Informação. A pesquisa constituiu uma análise de natureza qualitativa, do tipo bibliográfico, tendo como foco o conteúdo destacado, considerando a importância do livro didático para a prática do professor de Matemática, principalmente o que atua em escolas com estrutura física carente de laboratórios didáticos ou de informática, ou outros recursos. Como resultado da análise concluímos que a coleção analisada contém uma proposta adequada às orientações dos PCN, destacando-se, como ressalva, o fato de ser o conteúdo explorado nos capítulos finais de cada volume, o que pode levar alguns professores a não trabalharem com conceitos probabilísticos em sala de aula, caso sigam a ordem dos Capítulos e haja comprometimento do tempo para o trabalho didático na escola."
    "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)"
    "palavra_chave" => "PROBABILIDADE, LIVRO DIDÁTICO, PCN"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_22_10_2014_22_57_20_idinscrito_236_95c9a13760f963f30464e6b2fecb8c13.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TIAGO EMANUEL DOMINGOS DE MOURA"
    "autor_nome_curto" => "TIAGO MOURA"
    "autor_email" => "tiogoemanuel@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014"
    "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9718
    "edicao_id" => 26
    "trabalho_id" => 233
    "inscrito_id" => 236
    "titulo" => "UMA ANÁLISE DA PROPOSTA DE ENSINO DE PROBABILIDADE NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O presente trabalho compreende uma análise de uma coleção de livros didáticos de Matemática dirigido aos quatro anos finais do Ensino Fundamental, selecionada dentre as mais adotadas no município de João Pessoa, considerando como critérios de análise as diretrizes estabelecidas nos PCN (BRASIL, 1998) em relação ao conteúdo de probabilidade, do campo do Tratamento da Informação. A pesquisa constituiu uma análise de natureza qualitativa, do tipo bibliográfico, tendo como foco o conteúdo destacado, considerando a importância do livro didático para a prática do professor de Matemática, principalmente o que atua em escolas com estrutura física carente de laboratórios didáticos ou de informática, ou outros recursos. Como resultado da análise concluímos que a coleção analisada contém uma proposta adequada às orientações dos PCN, destacando-se, como ressalva, o fato de ser o conteúdo explorado nos capítulos finais de cada volume, o que pode levar alguns professores a não trabalharem com conceitos probabilísticos em sala de aula, caso sigam a ordem dos Capítulos e haja comprometimento do tempo para o trabalho didático na escola."
    "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)"
    "palavra_chave" => "PROBABILIDADE, LIVRO DIDÁTICO, PCN"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_22_10_2014_22_57_20_idinscrito_236_95c9a13760f963f30464e6b2fecb8c13.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TIAGO EMANUEL DOMINGOS DE MOURA"
    "autor_nome_curto" => "TIAGO MOURA"
    "autor_email" => "tiogoemanuel@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014"
    "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2014

Resumo

O presente trabalho compreende uma análise de uma coleção de livros didáticos de Matemática dirigido aos quatro anos finais do Ensino Fundamental, selecionada dentre as mais adotadas no município de João Pessoa, considerando como critérios de análise as diretrizes estabelecidas nos PCN (BRASIL, 1998) em relação ao conteúdo de probabilidade, do campo do Tratamento da Informação. A pesquisa constituiu uma análise de natureza qualitativa, do tipo bibliográfico, tendo como foco o conteúdo destacado, considerando a importância do livro didático para a prática do professor de Matemática, principalmente o que atua em escolas com estrutura física carente de laboratórios didáticos ou de informática, ou outros recursos. Como resultado da análise concluímos que a coleção analisada contém uma proposta adequada às orientações dos PCN, destacando-se, como ressalva, o fato de ser o conteúdo explorado nos capítulos finais de cada volume, o que pode levar alguns professores a não trabalharem com conceitos probabilísticos em sala de aula, caso sigam a ordem dos Capítulos e haja comprometimento do tempo para o trabalho didático na escola.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.