Esta comunicação relata a experiência resultante de uma pesquisa desenvolvida a partir de um projeto macro, integrado ao PIPAD (Programa de Práticas Pedagógicas integradas à Docência) IFRR, campus Boa vista, em 2021/2022. Trata-se de um projeto de pesquisa-ação que teve como objetivo geral compreender a escrita como forma de expressão da mulher, levando a pensar sobre as práticas de produção de textos feitos exclusivamente por mulheres. O objetivo específico foi pesquisar sobre as desigualdades de gênero e sua manifestação na forma de desigualdades de oportunidades na participação em processos de produção de textos científicos, literários ou gerais. A proposta se deu com estudantes e professoras dos cursos de licenciaturas do IFRR Campus Boa Vista-RR. O projeto visou a ampliar as ações interinstitucionais de pesquisa e extensão via promoção de diálogos e reflexões sobre produção e consumo de textos nos mais variados gêneros discursivos. A metodologia foi ancorada em teorias discursivas, especificamente a Teoria Dialógica do Discurso, que entende a linguagem como um fenômeno social, atravessado por diferentes pontos de vista. Também foi realizada interface teórica com teorias da literatura que discorrem sobre escrita feminina. Como resultados, acreditamos ter contribuído com a conscientização dos estudantes e professores da rede pública do ensino médio e superior sobre a importância da escrita como forma de expressão;