Artigo Anais VIII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

O USO DA MANIPULAÇÃO NA APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO 6º ANO COM TANGRAN E PLANIFICAÇÃO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS

Palavra-chaves: MATERIAIS MANIPULÁVEIS, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, GEOMETRIA Relato de Experiência(RE) Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EMEIAIEF)
"2014-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9542
    "edicao_id" => 26
    "trabalho_id" => 100
    "inscrito_id" => 459
    "titulo" => "O USO DA MANIPULAÇÃO NA APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO 6º ANO COM TANGRAN E PLANIFICAÇÃO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS"
    "resumo" => "A Matemática por muitas vezes é tachada como o terror para os alunos no ensino básico. Deste modo, muitos não se sentem motivados no processo de aprendizagem, além do mais na maioria das vezes ela é conduzida pelo professor de modo muito tradicional, assim limitando o aluno a ser passivo neste processo de aprendizagem. Neste sentido, elaboramos uma proposta com uso de materiais manipuláveis no ensino da Geometria em uma turma de 6º ano na E.E.E.F. Escritor Alceu do Amoroso Lima em Campina Grande/PB. Fizemos uso da planificação dos sólidos geométricos e do Tangran na intenção de que os alunos construíssem suas ideias sobre a geometria plana e espacial, a passagem de uma para outra. Desse modo, os alunos levaram embalagens que se assemelhassem às formas já estudas em sala de aula. Também fizemos construção do Tangran e montagem de figuras lúdicas com a formação de historinhas com os personagens construídos."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EMEIAIEF)"
    "palavra_chave" => "MATERIAIS MANIPULÁVEIS, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, GEOMETRIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_3datahora_18_10_2014_12_40_34_idinscrito_459_a645e5b981c1093390631d83e22d4372.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉA DE ANDRADE MOURA"
    "autor_nome_curto" => "ANDRÉA MOURA"
    "autor_email" => "andreamatematica2011@yaho"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014"
    "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9542
    "edicao_id" => 26
    "trabalho_id" => 100
    "inscrito_id" => 459
    "titulo" => "O USO DA MANIPULAÇÃO NA APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO 6º ANO COM TANGRAN E PLANIFICAÇÃO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS"
    "resumo" => "A Matemática por muitas vezes é tachada como o terror para os alunos no ensino básico. Deste modo, muitos não se sentem motivados no processo de aprendizagem, além do mais na maioria das vezes ela é conduzida pelo professor de modo muito tradicional, assim limitando o aluno a ser passivo neste processo de aprendizagem. Neste sentido, elaboramos uma proposta com uso de materiais manipuláveis no ensino da Geometria em uma turma de 6º ano na E.E.E.F. Escritor Alceu do Amoroso Lima em Campina Grande/PB. Fizemos uso da planificação dos sólidos geométricos e do Tangran na intenção de que os alunos construíssem suas ideias sobre a geometria plana e espacial, a passagem de uma para outra. Desse modo, os alunos levaram embalagens que se assemelhassem às formas já estudas em sala de aula. Também fizemos construção do Tangran e montagem de figuras lúdicas com a formação de historinhas com os personagens construídos."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EMEIAIEF)"
    "palavra_chave" => "MATERIAIS MANIPULÁVEIS, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, GEOMETRIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_3datahora_18_10_2014_12_40_34_idinscrito_459_a645e5b981c1093390631d83e22d4372.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉA DE ANDRADE MOURA"
    "autor_nome_curto" => "ANDRÉA MOURA"
    "autor_email" => "andreamatematica2011@yaho"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014"
    "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2014

Resumo

A Matemática por muitas vezes é tachada como o terror para os alunos no ensino básico. Deste modo, muitos não se sentem motivados no processo de aprendizagem, além do mais na maioria das vezes ela é conduzida pelo professor de modo muito tradicional, assim limitando o aluno a ser passivo neste processo de aprendizagem. Neste sentido, elaboramos uma proposta com uso de materiais manipuláveis no ensino da Geometria em uma turma de 6º ano na E.E.E.F. Escritor Alceu do Amoroso Lima em Campina Grande/PB. Fizemos uso da planificação dos sólidos geométricos e do Tangran na intenção de que os alunos construíssem suas ideias sobre a geometria plana e espacial, a passagem de uma para outra. Desse modo, os alunos levaram embalagens que se assemelhassem às formas já estudas em sala de aula. Também fizemos construção do Tangran e montagem de figuras lúdicas com a formação de historinhas com os personagens construídos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.