O Slam do corpo é um movimento artístico-literário e cultural, o qual possibilita a expressão de vivências e problematização de temáticas referente às “minorias sociais”. Com destaque mundial, este evento assume uma postura política de reconhecimento, contestação e de resistência, a qual ganha adeptos e nomenclaturas diferentes nos territórios com apropriações culturais distintas. A problematização de saberes neste evento acontece através de oficinas, palestras, poesias, cursos, teatro realizados por professores, artistas, produtores culturais e personagens da cultura surda. A comunidade surda possui vivências visuais através da língua de sinais, e conseguem representá-las no Slam do corpo sem as restrições métricas da linguagem formal. De posse disto, o objetivo deste estudo é apresentar possibilidades de expressões artísticas literárias apresentadas no Slam do corpo como mecanismo de valorização cultural da comunidade surda. Para isso, serão apresentados três poemas seguidos uma análise social da proposta elucidada na manifestação literária sob a lente de autores decoloniais. Ressalta-se que este artigo, trata-se de uma revisão de literatura, cuja abordagem qualitativa e a análise de conteúdo foi embasada pelo suporte teórico de Moraes (1999). Destaca-se que Slam, possui um caráter dinâmico e popular e isso faz com que muitos registros não transitem na comunidade surda, como também dificultam a propagação de pesquisas sobre este movimento na comunidade científica. Por fim, pode se inferir que a comunidade surda, expressar suas identidades e se relacionar entre os diversos grupos sociais, entretanto necessita ocupar diferentes espaços, inclusive a academia científica reescrevendo histórias que foram ocultadas e colonizadas.