Os jovens têm iniciado de forma precoce a vida sexual, entre os 13 e 17 anos, com isso é necessário aprofundar as discussões sobre o assunto no ambiente escolar, bem como trazer para essas discussões os materiais didáticos utilizados para tratar sobre esse tema. O presente trabalho como objetivo verificar aspectos didáticos, teóricos e culturais relacionados ao ensino, aprendizagem e aplicabilidade do tema sexualidade por alunos do 8° ano de escolas da rede pública de ensino da cidade de Coelho Neto - Maranhão. A pesquisa realizada possui caráter descritivo e exploratório de natureza quantitativa. Os dados foram obtidos a partir de formulários aplicados a 80 alunos e professores de ciências, de duas escolas da rede pública da cidade de Coelho Neto – Maranhão. Os temas relacionados à sexualidade do livro didático utilizado foram avaliados quantitativamente e verificou-se que o tema sexualidade tem uma abordagem menor do que os demais temas tratados no livro de ciências do 8° ano das escolas estudadas. Os estudantes afirmam que tem um bom relacionamento com os pais e professores, reconhecem a relevância do tema, mas preferem conversar sobre esse assunto com os colegas. Os professores não encontram empecilhos para tratar sobre educação sexual com os seus estudantes e reiteram que apesar do livro trazer de forma reduzida a temática sobre educação sexual, o livro ainda assim é considerado um material aplicável e serve de suporte para agregar e expandir a temática.