LETRAMENTO VISUAL E A SURDEZ: UMA ABORDAGEM NAS AULAS DE LITERATURA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95340 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 914 "inscrito_id" => 11603 "titulo" => "LETRAMENTO VISUAL E A SURDEZ: UMA ABORDAGEM NAS AULAS DE LITERATURA" "resumo" => "O letramento visual busca estudar os processos físicos envolvidos na percepção visual, usando, muitas vezes, do uso de tecnologias para a representação da imagem visual para desenvolver estratégias para interpretar e entender o que foi visto. Segundo Lebedeff (2010), ele pode ser entendido como a área de estudo que trata da visibilidade, com aquilo que enxergamos e como podemos entender e interpretar isso. Dessa maneira, quando pensamos nos alunos surdos, o letramento visual torna-se fundamental em seu processo de aprendizagem, pois a experiência visual norteia as formas que enxergamos nosso universo e como processamos a informação dentro dele (SKLIAR, 1998). Diante disso, este trabalho, de cunho bibliográfico e exploratório, focou-se em investigar a importância do letramento visual nas aulas de literatura para estudantes surdos e, por conseguinte, refletir acerca dos materiais e métodos desse letramento dentro de sala de aula. Para isso, foram utilizados como base Miranda (2019), que discute em seu artigo sobre os caminhos que a criança surda pode adquirir a escrita por meio do letramento visual, Cruz e Prado (2019), que refletem acerca da educação bilíngue em consonância com o letramento visual, Salles e Lottermann (2021), autoras que trazem a importância do ensinamento da literatura para os alunos surdos, e Skliar (1998), que escreveu sobre a experiência visual, afirmando que ela envolve todo tipo de significações, representações e/ou produções, seja no campo intelectual, linguístico, ético, estético, artístico, cognitivo, cultural, entre outros. Diante das leituras pesquisadas, observou-se a grande importância do letramento literário dentro de classe, principalmente nas atividades de leitura, pois houve uma potencialização na compreensão, não apenas dos elementos que compõem o gênero lido, mas a função que ele adquire e exerce nas práticas sociais do uso da linguagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID11603_TB914_15082023203708.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIELLE BEZERRA MIRANDA" "autor_nome_curto" => "ADRIELLE" "autor_email" => "adriellemiranda371@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA (UFRA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95340 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 914 "inscrito_id" => 11603 "titulo" => "LETRAMENTO VISUAL E A SURDEZ: UMA ABORDAGEM NAS AULAS DE LITERATURA" "resumo" => "O letramento visual busca estudar os processos físicos envolvidos na percepção visual, usando, muitas vezes, do uso de tecnologias para a representação da imagem visual para desenvolver estratégias para interpretar e entender o que foi visto. Segundo Lebedeff (2010), ele pode ser entendido como a área de estudo que trata da visibilidade, com aquilo que enxergamos e como podemos entender e interpretar isso. Dessa maneira, quando pensamos nos alunos surdos, o letramento visual torna-se fundamental em seu processo de aprendizagem, pois a experiência visual norteia as formas que enxergamos nosso universo e como processamos a informação dentro dele (SKLIAR, 1998). Diante disso, este trabalho, de cunho bibliográfico e exploratório, focou-se em investigar a importância do letramento visual nas aulas de literatura para estudantes surdos e, por conseguinte, refletir acerca dos materiais e métodos desse letramento dentro de sala de aula. Para isso, foram utilizados como base Miranda (2019), que discute em seu artigo sobre os caminhos que a criança surda pode adquirir a escrita por meio do letramento visual, Cruz e Prado (2019), que refletem acerca da educação bilíngue em consonância com o letramento visual, Salles e Lottermann (2021), autoras que trazem a importância do ensinamento da literatura para os alunos surdos, e Skliar (1998), que escreveu sobre a experiência visual, afirmando que ela envolve todo tipo de significações, representações e/ou produções, seja no campo intelectual, linguístico, ético, estético, artístico, cognitivo, cultural, entre outros. Diante das leituras pesquisadas, observou-se a grande importância do letramento literário dentro de classe, principalmente nas atividades de leitura, pois houve uma potencialização na compreensão, não apenas dos elementos que compõem o gênero lido, mas a função que ele adquire e exerce nas práticas sociais do uso da linguagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID11603_TB914_15082023203708.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIELLE BEZERRA MIRANDA" "autor_nome_curto" => "ADRIELLE" "autor_email" => "adriellemiranda371@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA (UFRA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }