O letramento visual busca estudar os processos físicos envolvidos na percepção visual, usando, muitas vezes, do uso de tecnologias para a representação da imagem visual para desenvolver estratégias para interpretar e entender o que foi visto. Segundo Lebedeff (2010), ele pode ser entendido como a área de estudo que trata da visibilidade, com aquilo que enxergamos e como podemos entender e interpretar isso. Dessa maneira, quando pensamos nos alunos surdos, o letramento visual torna-se fundamental em seu processo de aprendizagem, pois a experiência visual norteia as formas que enxergamos nosso universo e como processamos a informação dentro dele (SKLIAR, 1998). Diante disso, este trabalho, de cunho bibliográfico e exploratório, focou-se em investigar a importância do letramento visual nas aulas de literatura para estudantes surdos e, por conseguinte, refletir acerca dos materiais e métodos desse letramento dentro de sala de aula. Para isso, foram utilizados como base Miranda (2019), que discute em seu artigo sobre os caminhos que a criança surda pode adquirir a escrita por meio do letramento visual, Cruz e Prado (2019), que refletem acerca da educação bilíngue em consonância com o letramento visual, Salles e Lottermann (2021), autoras que trazem a importância do ensinamento da literatura para os alunos surdos, e Skliar (1998), que escreveu sobre a experiência visual, afirmando que ela envolve todo tipo de significações, representações e/ou produções, seja no campo intelectual, linguístico, ético, estético, artístico, cognitivo, cultural, entre outros. Diante das leituras pesquisadas, observou-se a grande importância do letramento literário dentro de classe, principalmente nas atividades de leitura, pois houve uma potencialização na compreensão, não apenas dos elementos que compõem o gênero lido, mas a função que ele adquire e exerce nas práticas sociais do uso da linguagem.