Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PERSPECTIVA IMAGÉTICA E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97645
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3985
    "inscrito_id" => 15428
    "titulo" => "A PERSPECTIVA IMAGÉTICA E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL"
    "resumo" => "Este trabalho de ensino de filosofia por imagens se ocupa do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na escola, considerando que o imagético, no contexto multimidiático, tem papel educativo privilegiado que, associado às perspectivas pedagógicas críticas, sociointeracionistas e construtivistas, utilizando Pierre Levy, Paulo Freire, Lev Semionovitch Vigotski e Sérgio Amadeu da Silveira, colaborando com o processo ensino aprendizagem advindos com as metodologias ativas. Realizamos pesquisas com produção de vídeo, que observamos juntamente com desenho, pintura e outras imagens, introduzindo diálogos e conexões sobre temas filosóficos por meio das expressões artísticas digitais. Outro elemento estimulante foi a da possibilidade de utilização da rede mundial de computadores como plataforma para pesquisa e difusão de informação, viabilizando a criação de um blog, com biblioteca virtual, banco de imagens produzidas e utilizadas. A tecnologia vem do grego tecné, que significa atalho, caminho mais fácil, forma de fazer que facilita. Este conceito permite trabalhar com a arte, possibilitando um caminho mais fácil para acessar a consciência. O imagético digital auxilia o conhecer e facilita o entender, aprimorando o processo ensino-aprendizagem. A arte na sua forma digital possibilita a leitura do mundo, usando os sentidos para reconhecer e entender a realidade vivida. Além disso, no mundo cibernético realiza-se mais um tipo de exclusão, a digital, que quase sempre não é nem percebida pelo excluído. Usar TDIC na escola é uma forma de mediar a inclusão, não como fim em si mesma, mas como meio para construir o conhecimento. O projeto de pesquisa estudou e propôs formas de utilização de mídias imagéticas e multimidiáticas para discutir vários temas da filosofia sob a luz do conhecimento estético, demonstrando ser possível realizar uma educação com a utilização das TDICs como meio, sendo imprescindível definir o projeto pedagógico, equipar a escola e formação docentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID15428_TB3985_09112023122422.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALESSANDRO DA SILVA MAIA"
    "autor_nome_curto" => "ALESSANDRO"
    "autor_email" => "maiafil@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97645
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3985
    "inscrito_id" => 15428
    "titulo" => "A PERSPECTIVA IMAGÉTICA E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL"
    "resumo" => "Este trabalho de ensino de filosofia por imagens se ocupa do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na escola, considerando que o imagético, no contexto multimidiático, tem papel educativo privilegiado que, associado às perspectivas pedagógicas críticas, sociointeracionistas e construtivistas, utilizando Pierre Levy, Paulo Freire, Lev Semionovitch Vigotski e Sérgio Amadeu da Silveira, colaborando com o processo ensino aprendizagem advindos com as metodologias ativas. Realizamos pesquisas com produção de vídeo, que observamos juntamente com desenho, pintura e outras imagens, introduzindo diálogos e conexões sobre temas filosóficos por meio das expressões artísticas digitais. Outro elemento estimulante foi a da possibilidade de utilização da rede mundial de computadores como plataforma para pesquisa e difusão de informação, viabilizando a criação de um blog, com biblioteca virtual, banco de imagens produzidas e utilizadas. A tecnologia vem do grego tecné, que significa atalho, caminho mais fácil, forma de fazer que facilita. Este conceito permite trabalhar com a arte, possibilitando um caminho mais fácil para acessar a consciência. O imagético digital auxilia o conhecer e facilita o entender, aprimorando o processo ensino-aprendizagem. A arte na sua forma digital possibilita a leitura do mundo, usando os sentidos para reconhecer e entender a realidade vivida. Além disso, no mundo cibernético realiza-se mais um tipo de exclusão, a digital, que quase sempre não é nem percebida pelo excluído. Usar TDIC na escola é uma forma de mediar a inclusão, não como fim em si mesma, mas como meio para construir o conhecimento. O projeto de pesquisa estudou e propôs formas de utilização de mídias imagéticas e multimidiáticas para discutir vários temas da filosofia sob a luz do conhecimento estético, demonstrando ser possível realizar uma educação com a utilização das TDICs como meio, sendo imprescindível definir o projeto pedagógico, equipar a escola e formação docentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID15428_TB3985_09112023122422.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALESSANDRO DA SILVA MAIA"
    "autor_nome_curto" => "ALESSANDRO"
    "autor_email" => "maiafil@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho de ensino de filosofia por imagens se ocupa do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na escola, considerando que o imagético, no contexto multimidiático, tem papel educativo privilegiado que, associado às perspectivas pedagógicas críticas, sociointeracionistas e construtivistas, utilizando Pierre Levy, Paulo Freire, Lev Semionovitch Vigotski e Sérgio Amadeu da Silveira, colaborando com o processo ensino aprendizagem advindos com as metodologias ativas. Realizamos pesquisas com produção de vídeo, que observamos juntamente com desenho, pintura e outras imagens, introduzindo diálogos e conexões sobre temas filosóficos por meio das expressões artísticas digitais. Outro elemento estimulante foi a da possibilidade de utilização da rede mundial de computadores como plataforma para pesquisa e difusão de informação, viabilizando a criação de um blog, com biblioteca virtual, banco de imagens produzidas e utilizadas. A tecnologia vem do grego tecné, que significa atalho, caminho mais fácil, forma de fazer que facilita. Este conceito permite trabalhar com a arte, possibilitando um caminho mais fácil para acessar a consciência. O imagético digital auxilia o conhecer e facilita o entender, aprimorando o processo ensino-aprendizagem. A arte na sua forma digital possibilita a leitura do mundo, usando os sentidos para reconhecer e entender a realidade vivida. Além disso, no mundo cibernético realiza-se mais um tipo de exclusão, a digital, que quase sempre não é nem percebida pelo excluído. Usar TDIC na escola é uma forma de mediar a inclusão, não como fim em si mesma, mas como meio para construir o conhecimento. O projeto de pesquisa estudou e propôs formas de utilização de mídias imagéticas e multimidiáticas para discutir vários temas da filosofia sob a luz do conhecimento estético, demonstrando ser possível realizar uma educação com a utilização das TDICs como meio, sendo imprescindível definir o projeto pedagógico, equipar a escola e formação docentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.