Este trabalho de ensino de filosofia por imagens se ocupa do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na escola, considerando que o imagético, no contexto multimidiático, tem papel educativo privilegiado que, associado às perspectivas pedagógicas críticas, sociointeracionistas e construtivistas, utilizando Pierre Levy, Paulo Freire, Lev Semionovitch Vigotski e Sérgio Amadeu da Silveira, colaborando com o processo ensino aprendizagem advindos com as metodologias ativas. Realizamos pesquisas com produção de vídeo, que observamos juntamente com desenho, pintura e outras imagens, introduzindo diálogos e conexões sobre temas filosóficos por meio das expressões artísticas digitais. Outro elemento estimulante foi a da possibilidade de utilização da rede mundial de computadores como plataforma para pesquisa e difusão de informação, viabilizando a criação de um blog, com biblioteca virtual, banco de imagens produzidas e utilizadas. A tecnologia vem do grego tecné, que significa atalho, caminho mais fácil, forma de fazer que facilita. Este conceito permite trabalhar com a arte, possibilitando um caminho mais fácil para acessar a consciência. O imagético digital auxilia o conhecer e facilita o entender, aprimorando o processo ensino-aprendizagem. A arte na sua forma digital possibilita a leitura do mundo, usando os sentidos para reconhecer e entender a realidade vivida. Além disso, no mundo cibernético realiza-se mais um tipo de exclusão, a digital, que quase sempre não é nem percebida pelo excluído. Usar TDIC na escola é uma forma de mediar a inclusão, não como fim em si mesma, mas como meio para construir o conhecimento. O projeto de pesquisa estudou e propôs formas de utilização de mídias imagéticas e multimidiáticas para discutir vários temas da filosofia sob a luz do conhecimento estético, demonstrando ser possível realizar uma educação com a utilização das TDICs como meio, sendo imprescindível definir o projeto pedagógico, equipar a escola e formação docentes.