O ensino de Biologia constitui-se de um importante componente na formação dos indivíduos, dando subsídios para uma participação crítica e consciente na vida em sociedade. Mas, muitas vezes, devido à complexidade dos assuntos abordados, passa a ser visto pelos discentes como algo desvinculado de sua realidade. Dependendo do processo metodológico e da própria didática utilizada pelo professor, este pode vir a colaborar para o distanciamento entre a sala de aula e a "vida real" dos alunos, a fim de atenuar este problema torna-se importante a proposição de práticas de ensino que visam tencionar este paradigma. Buscando a promoção de uma aprendizagem significativa, na qual o aluno é capaz de associar os conteúdos escolares com a sua realidade, as acadêmicas e residentes do Programa de Residência Pedagógica ofertado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES vinculado à Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, promoveram em sua escola de atuação, localizada em uma cidade no interior do Ceará, a I Mostra de Experimentos, organizada pelas residentes, discentes do 1° ano e professor preceptor da escola. A atividade iniciou-se com a apresentação dos quatro experimentos planejados na Eletiva de Práticas Laboratoriais de Biologia, onde os alunos foram monitorados pelos os residentes, seguido de momentos de debates, para o melhor alinhamento e detalhamento das temáticas a serem abordadas. Na sequência foram confeccionados os materiais didáticos para a exposição pelos alunos, residentes e o professor supervisor do programa. A I Mostra de Experimentos foi um momento extraordinário para o ambiente escolar, sendo nítida a empolgação e engajamento pelos alunos, estabelecendo seu protagonismo, além do desenvolvimento da crítica científica e habilidades como o trabalho em grupo, planejamento e criatividade.