O presente trabalho busca mostrar a potencialidade de um produto, o gênero literário cordel, como um recurso didático para o ensino de ciências e biologia direcionado ao ensino de Meiose. Para este, foi realizada uma revisão da literatura de Nogueira (2009), Galvão (2002), dentre outros. Além disso, o mesmo surge de uma reflexão realizada acerca do uso de recursos didáticos em sala de aula, como objetos facilitadores da aprendizagem na disciplina eletiva Introdução a Citogenética, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Pernambuco, no Centro Acadêmico de Vitória. Onde foi promovida a confecção e mostra de recursos didáticos construídos pelos discentes que cursaram a disciplina e o cordel foi um deles. Sabendo-se que, as aulas ainda estão fundamentadas na perspectiva tradicional de ensino, baseadas no uso do quadro e avaliações escritas, diante desse cenário, se faz necessário a aplicação de metodologias ativas e sugere-se a aplicação do cordel como ferramenta didática para o ensino, um texto rico da região Nordeste que sai da visão tradicionalista de ensino. Pois o mesmo mostrou ser uma grande ferramenta a ser introduzida em sala de aula.