O presente trabalho retrata a vivência de uma formação de professores de matemática da Rede Municipal de Garanhuns-PE sobre os padrões de beleza e sua relação com o ensino da simetria axial. O objetivo dessa formação foi despertar nos professores um olhar para as necessidades atuais dos estudantes do 8º ano do ensino fundamental que estão fortemente imersos no mundo das redes sociais (tendo em vista o quanto essas redes influenciam significativamente sua forma de se perceber enquanto pessoa e como os padrões de beleza estão fortemente presentes, seja por meio de influenciadores ou propagandas que evidenciam a beleza estereotipada) e como estabelecer uma relação direta ao ensino e a aprendizagem da simetria. É sabido que o processo de ensino e aprendizagem deve ultrapassar os muros da escola, de acordo com a BNCC (BRASIL, 2018), em suas competências gerais para a Educação Básica, o conhecimento construído deve entender e explicar a realidade. A formação foi conduzida buscando significados para o é ser belo segundo as perspectivas dos professores de matemática (estavam presentes 23 professores que lecionam no 8º e 9º anos do ensino fundamental), de forma a perceber, diante da subjetividade de cada um, qual a representatividade da beleza e qual sua percepção sobre os estereótipos presentes na sociedade atual. Em uma roda de conversa, os professores expuseram suas percepções, suas vivências com os estudantes em sala de aula, e como as redes influenciam seus comportamentos e atitudes. Foi percebido, ao longo do momento formativo, que a maioria dos professores presentes reconhecem a relevância da discussão do tema em sala de aula com seus estudantes, embora seja uma vivência que foge significativamente do processo de ensino que costumam trabalhar (de forma mais tradicional), gerando certa inquietação entre alguns deles.