Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO NA DOCÊNCIA – RELATO DE VIVÊNCIA NA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA HISTÓRIA E DA GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS NO INSTITUTO DE NATUREZA E CULTURA - INC/UFAM

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95299
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 864
    "inscrito_id" => 6363
    "titulo" => "A EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO NA DOCÊNCIA – RELATO DE VIVÊNCIA NA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA HISTÓRIA E DA GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS NO INSTITUTO DE NATUREZA E CULTURA - INC/UFAM"
    "resumo" => "O estágio propicia a integração da educação na prática pedagógica, o período no qual o acadêmico pode executar na prática as teorias estudadas em sala até aquele momento. Nesse sentido, objetivou-se relatar a experiência de estágio na docência do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais – PPGCA, ofertado pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM, campus Humaitá, afim de compreender os desafios e limitações encontradas no processo de planejamento e prática docente supervisionada no INC/UFAM, para isso foi selecionada no curso de Pedagogia, na turma do 8º período com 30 acadêmicos na disciplina de Metodologia da História e da Geografia nos Anos Iniciais. O estágio à docência teve carga horária de 20 horas, que foram distribuídas em três etapas: planejamento, observação e regência. Como instrumentos para a coleta de dados utilizou-se a 6h de observação, 6h de participação auxiliando o professor em correção e elaboração de trabalhos, e 8h de regência e metodologias ativas, buscando assim, uma melhor interação com a turma acompanhada. O estágio se concretizou em uma aprendizagem edificante da prática docente no Ensino Superior. Ampliou-se o entendimento das metodologias e didáticas, especificamente das aplicadas pelo professor regente uma vez que ele auxiliou com os conteúdos e atividades, orientando o estagiário como se portar e abordar o conteúdo, o que facilitou o desenvolvimento das atividades. Ressalta-se o compromisso e a dedicação do mesmo em preparar e promover um ambiente de construção de aprendizagem, em que a crítica e o esclarecimento puderam se dilatar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID6363_TB864_28042023212232.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MANUEL SALDANHA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "MANUEL SALDANHA"
    "autor_email" => "osaldanhamanuel146@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95299
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 864
    "inscrito_id" => 6363
    "titulo" => "A EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO NA DOCÊNCIA – RELATO DE VIVÊNCIA NA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA HISTÓRIA E DA GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS NO INSTITUTO DE NATUREZA E CULTURA - INC/UFAM"
    "resumo" => "O estágio propicia a integração da educação na prática pedagógica, o período no qual o acadêmico pode executar na prática as teorias estudadas em sala até aquele momento. Nesse sentido, objetivou-se relatar a experiência de estágio na docência do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais – PPGCA, ofertado pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM, campus Humaitá, afim de compreender os desafios e limitações encontradas no processo de planejamento e prática docente supervisionada no INC/UFAM, para isso foi selecionada no curso de Pedagogia, na turma do 8º período com 30 acadêmicos na disciplina de Metodologia da História e da Geografia nos Anos Iniciais. O estágio à docência teve carga horária de 20 horas, que foram distribuídas em três etapas: planejamento, observação e regência. Como instrumentos para a coleta de dados utilizou-se a 6h de observação, 6h de participação auxiliando o professor em correção e elaboração de trabalhos, e 8h de regência e metodologias ativas, buscando assim, uma melhor interação com a turma acompanhada. O estágio se concretizou em uma aprendizagem edificante da prática docente no Ensino Superior. Ampliou-se o entendimento das metodologias e didáticas, especificamente das aplicadas pelo professor regente uma vez que ele auxiliou com os conteúdos e atividades, orientando o estagiário como se portar e abordar o conteúdo, o que facilitou o desenvolvimento das atividades. Ressalta-se o compromisso e a dedicação do mesmo em preparar e promover um ambiente de construção de aprendizagem, em que a crítica e o esclarecimento puderam se dilatar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID6363_TB864_28042023212232.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MANUEL SALDANHA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "MANUEL SALDANHA"
    "autor_email" => "osaldanhamanuel146@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O estágio propicia a integração da educação na prática pedagógica, o período no qual o acadêmico pode executar na prática as teorias estudadas em sala até aquele momento. Nesse sentido, objetivou-se relatar a experiência de estágio na docência do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais – PPGCA, ofertado pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM, campus Humaitá, afim de compreender os desafios e limitações encontradas no processo de planejamento e prática docente supervisionada no INC/UFAM, para isso foi selecionada no curso de Pedagogia, na turma do 8º período com 30 acadêmicos na disciplina de Metodologia da História e da Geografia nos Anos Iniciais. O estágio à docência teve carga horária de 20 horas, que foram distribuídas em três etapas: planejamento, observação e regência. Como instrumentos para a coleta de dados utilizou-se a 6h de observação, 6h de participação auxiliando o professor em correção e elaboração de trabalhos, e 8h de regência e metodologias ativas, buscando assim, uma melhor interação com a turma acompanhada. O estágio se concretizou em uma aprendizagem edificante da prática docente no Ensino Superior. Ampliou-se o entendimento das metodologias e didáticas, especificamente das aplicadas pelo professor regente uma vez que ele auxiliou com os conteúdos e atividades, orientando o estagiário como se portar e abordar o conteúdo, o que facilitou o desenvolvimento das atividades. Ressalta-se o compromisso e a dedicação do mesmo em preparar e promover um ambiente de construção de aprendizagem, em que a crítica e o esclarecimento puderam se dilatar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.