O estágio propicia a integração da educação na prática pedagógica, o período no qual o acadêmico pode executar na prática as teorias estudadas em sala até aquele momento. Nesse sentido, objetivou-se relatar a experiência de estágio na docência do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais – PPGCA, ofertado pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM, campus Humaitá, afim de compreender os desafios e limitações encontradas no processo de planejamento e prática docente supervisionada no INC/UFAM, para isso foi selecionada no curso de Pedagogia, na turma do 8º período com 30 acadêmicos na disciplina de Metodologia da História e da Geografia nos Anos Iniciais. O estágio à docência teve carga horária de 20 horas, que foram distribuídas em três etapas: planejamento, observação e regência. Como instrumentos para a coleta de dados utilizou-se a 6h de observação, 6h de participação auxiliando o professor em correção e elaboração de trabalhos, e 8h de regência e metodologias ativas, buscando assim, uma melhor interação com a turma acompanhada. O estágio se concretizou em uma aprendizagem edificante da prática docente no Ensino Superior. Ampliou-se o entendimento das metodologias e didáticas, especificamente das aplicadas pelo professor regente uma vez que ele auxiliou com os conteúdos e atividades, orientando o estagiário como se portar e abordar o conteúdo, o que facilitou o desenvolvimento das atividades. Ressalta-se o compromisso e a dedicação do mesmo em preparar e promover um ambiente de construção de aprendizagem, em que a crítica e o esclarecimento puderam se dilatar.