A construção de saberes precisa ser pautada, na graduação, em três principais pilares: Ensino, Pesquisa e Extensão. O programa Residência Pedagógica (RP), financiado pela Coordenação de Apoio ao Ensino Superior (CAPES), está dentre as possibilidades de vivências, ao mesmo tempo, de ensino, pesquisa e extensão, uma vez que ele permite que os graduandos entrem em contato com a sala de aula durante a licenciatura e que produzam trabalhos provenientes dessas experiências. Com isso, este trabalho tem o objetivo de relatar as experiências vivenciadas no primeiro módulo do RP, Subprojeto de Letras Língua Portuguesa, do Centro de Formação de Professores, da Universidade Federal de Campina Grande (CFP/UFCG). Enfatizamos que o relato apresenta somente experiências na Escola Cidadã Integral Estadual Cristiano Cartaxo, em Cajazeiras-Paraíba. Assim estruturado, trata-se de um trabalho descritivo, bibliográfico, exploratório e do tipo relato de experiência. As aulas na Cristiano Cartaxo, em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio, concretizam os objetivos da RP: fortalecimento das aprendizagens da graduação; contribuições na formação; valorização dos professores preceptores e, por fim, a indução dos residentes à produção científica.