Artigo Anais VIII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

UMA ABORDAGEM SOBRE NÚMEROS INTEIROS NUMA TURMA DE 7º ANO EJA

Palavra-chaves: NÚMEROS INTEIROS, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, COTIDIANO Pôster (PO) Educação Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EMEJA)
"2014-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9527
    "edicao_id" => 26
    "trabalho_id" => 54
    "inscrito_id" => 694
    "titulo" => "UMA ABORDAGEM SOBRE NÚMEROS INTEIROS NUMA TURMA DE 7º ANO EJA"
    "resumo" => "Esse trabalho teve o objetivo de fazer com que os alunos reconhecessem a existência de números positivos ou negativos para representar situações reais. A pesquisa foi realizada no primeiro semestre de 2014 e foram aplicadas situações envolvendo números inteiros como extratos bancários, saldo de gols, temperaturas, elevadores prediais, altitude, profundidade, tabelas e confecção de gráficos de barras. Diante das dificuldades apresentadas pelos alunos na compreensão de números inteiros, faz-se necessária uma observação mais minuciosa sobre a abordagem desse conteúdo no 7º ano, principalmente em turmas de jovens e adultos no ensino noturno. Ao final das atividades percebeu-se que este tipo de abordagem facilita significativamente a compreensão dos números inteiros e o interesse do aluno pela matemática."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EMEJA)"
    "palavra_chave" => "NÚMEROS INTEIROS, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, COTIDIANO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_10_2014_17_17_20_idinscrito_694_bb50a001397775f64c6273f8a323aa9f.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEXSANDRA RAMALHO COSTA"
    "autor_nome_curto" => "ALEXSANDRA"
    "autor_email" => "alexsandraramalhoc@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA- UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014"
    "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9527
    "edicao_id" => 26
    "trabalho_id" => 54
    "inscrito_id" => 694
    "titulo" => "UMA ABORDAGEM SOBRE NÚMEROS INTEIROS NUMA TURMA DE 7º ANO EJA"
    "resumo" => "Esse trabalho teve o objetivo de fazer com que os alunos reconhecessem a existência de números positivos ou negativos para representar situações reais. A pesquisa foi realizada no primeiro semestre de 2014 e foram aplicadas situações envolvendo números inteiros como extratos bancários, saldo de gols, temperaturas, elevadores prediais, altitude, profundidade, tabelas e confecção de gráficos de barras. Diante das dificuldades apresentadas pelos alunos na compreensão de números inteiros, faz-se necessária uma observação mais minuciosa sobre a abordagem desse conteúdo no 7º ano, principalmente em turmas de jovens e adultos no ensino noturno. Ao final das atividades percebeu-se que este tipo de abordagem facilita significativamente a compreensão dos números inteiros e o interesse do aluno pela matemática."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EMEJA)"
    "palavra_chave" => "NÚMEROS INTEIROS, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, COTIDIANO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_10_2014_17_17_20_idinscrito_694_bb50a001397775f64c6273f8a323aa9f.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEXSANDRA RAMALHO COSTA"
    "autor_nome_curto" => "ALEXSANDRA"
    "autor_email" => "alexsandraramalhoc@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA- UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014"
    "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2014

Resumo

Esse trabalho teve o objetivo de fazer com que os alunos reconhecessem a existência de números positivos ou negativos para representar situações reais. A pesquisa foi realizada no primeiro semestre de 2014 e foram aplicadas situações envolvendo números inteiros como extratos bancários, saldo de gols, temperaturas, elevadores prediais, altitude, profundidade, tabelas e confecção de gráficos de barras. Diante das dificuldades apresentadas pelos alunos na compreensão de números inteiros, faz-se necessária uma observação mais minuciosa sobre a abordagem desse conteúdo no 7º ano, principalmente em turmas de jovens e adultos no ensino noturno. Ao final das atividades percebeu-se que este tipo de abordagem facilita significativamente a compreensão dos números inteiros e o interesse do aluno pela matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.