O presente trabalho é um recorte de uma Dissertação em andamento que, através dos referenciais teóricos sobre a pesquisa (auto)biográfica trazido por Momberger, Josso e Passeggi, sobre o processo de afiliação destacado por Coulon, da questão do sentido enunciada por Frankl e tendo como disparador a investigação dos porquês das nossas escolhas em um recorte específico, a dizer, o do campo educacional e profissional de estudantes de cursos de Licenciatura, tem como objetivo discutir possibilidades metodológicas de investigar, no campo da subjetividade, as motivações por trás de nossas escolhas. Especificamente, as motivações por trás da escolha e permanência da graduação em Licenciatura. Para isso, será apresentado brevemente, como se dá, ou não, o processo de afiliação de estudantes no Ensino Superior. Em seguida, relacionando-o com a questão do sentido presente na teoria da logoterapia e análise existencial. Por último, dialogar-se-á com as perspectivas metodológicas (auto)biográficas, investigando se, dentre suas possibilidades, está a de nos aproximarmos da subjetividade de cada aluno e aluna e conhecer um pouco mais sobre suas motivações, que possuem como pano de fundo, a questão do sentido. Em suma, a hipótese é que quanto mais sentido vemos naquilo que fazemos ou queremos fazer, maior é a nossa motivação para sua realização. Por fim, foi possível sinalizar que, através da construção de narrativas auto(biográficas), tende a ser possível investigar a subjetividade de cada um. E, a partir disso, estabelecer relações entre as escolhas realizadas e suas motivações.