O presente trabalho busca abordar a importância da gestão educacional para o desenvolvimento de uma escola democrática, haja visto que, apesar de avanços na educação pública e de gestão escolar ainda é possível encontrar práticas com posturas verticalizadas, hierárquicas e autoritárias nos interiores das escolas públicas. Por conseguinte, pesquisar melhorias para romper essas relações de mando e submissão é essencial para um melhor desenvolvimento educacional e que assim tenha uma participação ativa e colaborativa, com relações horizontais entre todos que fazem parte deste contexto escolar. Este estudo utilizou uma metodologia de pesquisa bibliográfica qualitativa de autores que buscam melhorias no ensino e aprendizagem por intermédio da gestão educacional como Dourado (1998), Paro (2004) e Pinto (2013), e entre outros autores que contribuem ao debate desta área para assim alcançar determinados objetivos. Desta forma, para se ter a escola desempenhando um de seus papéis mais fundamentais que é o de formação social, portanto, é preciso desenvolver a democratização das tomadas de decisões, nas interações para a elaboração dos currículos e do Projeto Político Pedagógico para que todos se sintam pertencentes daquele espaço, ou seja, esse processo inicia-se a partir da participação ativa das pessoas que compõem o sistema educacional como a coordenação, professores, funcionários, alunos e pais. Assim, contribuir para que todos nesse processo sejam capazes de ser críticos e ativos na sociedade em vivem por meio de uma educação justa, democrática e de qualidade.