Com o passar do tempo a formação inicial de professores ganharam forças e formas e, reergueram profundas discursões acerca de sua prática e de como essa formação pode afetar em fatores que resultam em uma “qualidade” do ensino e da aprendizagem dos estudantes. Ao refletimos sobre a formação inicial de professores, deparamos com uma imensidão de dúvidas acercar; um percurso que é consideravelmente prazeroso e desafiador passar. Diante disso, quando se faz uma relação de formação inicial e de uma qualidade de ensino e aprendizagem é instigador, pois é de conhecimento comum que este é significativamente um dos maiores desafio educacional a ser encarado, e quando se diz a respeito do ensino e aprendizagem de matemática eleva-se exponencialmente este desafio. Este texto é oriundo de uma pesquisa em iniciação científica intitulada “O CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFMA, CAMPUS SÃO LUÍS-MONTE CASTELO: formação inicial e possibilidades metodológicas da etnomatemática” que visa proporcionar uma discursão acercar da formação inicial e reunir dados e ponto relevantes para introduzir a etnomatemática como formar de promoção da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, em outras palavras, o que pretende é utilizar a etnomatemática como uma prática pedagógica em sala de aula dos cursos de Licenciatura em Matemática do IFMA. Assim, a possibilidade de levantar dados para uma pesquisa que pretende analisar e compreender como a pedagogia etnomatemática pode contribuir para a formação do futuro educador matemático, essa pesquisa se desenvolve por meio de uma pesquisa de investigação qualitativa. Fazendo uso de pesquisa bibliográfica afim de entender as vertentes da etnomatemática e suas dimensões, e a formação de professores em particular a do educador matemático, além disso será realizada uma pesquisa documental visando compreender a constituição do curso de Licenciatura em matemática do IFMA.