VALENTINI, Juliana. Gênero e sexualidade no ensino de história: relato de experiência. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/99037>. Acesso em: 22/11/2024 06:30
O objetivo deste relato é socializar a experiência do projeto “Ensino de História: o uso das fontes na condução da pesquisa Histórica” desenvolvido por estudantes e professores do Instituto Federal do Paraná – Campus de Capanema entre os anos de 2020-2023. O projeto tem como norte o desenvolvimento de análise e interpretação de fontes documentais de natureza diversa que tratem da História do Brasil. Nas atividades os participantes são instrumentalizados a reconhecer o uso de diferentes fontes no processo de produção do conhecimento Histórico e identificar os diferentes agentes sociais e contextos envolvidos em sua produção. Ao final do projeto, os participantes são capazes de tecer um novo olhar para os sujeitos e processos históricos que muitas vezes são secundarizados nas ementas do componente curricular, bem como, mostraram-se capazes de explicar historicamente os fatos e processos estudados. No ano de 2022, nos debruçamos sobre temática da História das Mulheres, produzimos um conjunto de oito murais que abordaram os mecanismos de dominação e exploração das mulheres em suas múltiplas determinações sociais e históricas. Os estudos desenvolvidos ao longo da edição do projeto analisaram os aspectos históricos e sociais de violência de gênero como um resultado do sistema patriarcal presente desde a colonização e que se mantém até os dias atuais, apesar das lutas e resistências. Para esta comunicação, apresentaremos as produções sobre a temática “História das Mulheres no Brasil”, com ênfase nas atividades desenvolvidas dentro do projeto, divulgações externas e premiações recebidas.