As dinâmicas educacionais estão passando por mudanças significativas em relação ao ensino e à aprendizagem. Nesse contexto, as novas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) emergem como estratégias didáticas que impactam diretamente a transposição didática e as formas como docentes e estudantes co-produzem conhecimentos no cotidiano escolar, para tanto, é necessário integrar procedimentos para melhorar e fortalecer essas novas dinâmicas. O presente resumo visa descrever o processo de atuação do Agente de Gestão da Inovação Educacional (AGI), enquanto peça-chave nesse processo educacional. Desse modo, essa ação é parte do Programa "Ceará Educa Mais" do Governo do Estado do Ceará, que adota medidas para incentivar o envolvimento dos docentes na produção de material didático-pedagógico, na formação e no desenvolvimento contínuo. A atuação do AGI é voltada para o apoio e mediação da ação pedagógica dos professores, visando a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, com base na utilização de TDICs no planejamento e implementação de práticas pedagógicas inovadoras, relacionadas à Educação Híbrida, o objetivo é construir uma cultura educacional que incorpore novos valores e repertórios didáticos. A partir do estudo realizado, pode-se constatar que o uso de metodologias ativas e tecnologias digitais e da informação e comunicação por professores estaduais potencializa o processo de ensino e aprendizagem. Conclui-se que essa medida fortalece a educação pública cearense, a partir da implementação de uma cultura digital, que possibilita a criação de uma via de mão dupla que contribui significativamente para a capacitação docente, bem como para o desenvolvimento educacional dos estudantes.