UMA ABORDAGEM EXPERIMENTAL NA DETERMINAÇÃO DE AÇÚCARES REDUTORES COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95166 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 690 "inscrito_id" => 10182 "titulo" => "UMA ABORDAGEM EXPERIMENTAL NA DETERMINAÇÃO DE AÇÚCARES REDUTORES COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS" "resumo" => "Ensinar química orgânica por meio de experimentos para alunos do ensino médio é desafiador devido as metodologias exigirem materiais e reagentes de alto custo para serem aplicados em escolas, tornando a prática de química orgânica muitas vezes abstrata, não sendo tão visível para os alunos. Com isso é de suma importância que o professor sempre esteja pesquisando práticas pedagógicas que promovam o envolvimento dos alunos, associando os conteúdos estudados com práticas baseadas em investigação dos fenômenos biológicos que acontecem no cotidiano. Este trabalho tem como objetivo analisar a utilização da prática experimental centrada no aluno a partir da determinação de açúcares redutores pelo método de Benedict em uma aula de Química Orgânica. A aula experimental foi realizada na escola ECIT Severino Cabral, localizada na cidade de Campina Grande-PB, no bairro de bodocongó, e contou com a participação dos 25 alunos do terceiro ano do ensino médio. Os alunos foram divididos em 5 grupos. A aula experimental foi realizada em três momentos de 50 minutos. Na primeira aula foi entregue o roteiro da prática seguida das questões investigativas pré-laboratoriais, no segundo momento foi elaborado o reagente de benedict e realizada a prática de determinação dos açúcares redutores nos alimentos que os alunos trouxeram. No ultimo momento foi realizado a sondagem após o experimento a cerca dos fenômenos observados. A abordagem experimental com os alunos indicou que a investigação dos açúcares redutores foi uma boa alternativa às atividades de laboratório para o conteúdo de funções orgânicas, pois melhorou a concepção dos alunos em relação a nomenclatura e funções orgânicas. Em conclusão, quando os alunos têm a autonomia para desenvolver as atividades experimentais a partir da instrução do docente, é perceptível que a sua experiência de aprendizado progride, pois eles apreciam melhor a química envolvida nos fenômenos e aumentam seus entendimentos conceituais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID10182_TB690_04102023221602.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIEL MONTEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GABRIEL" "autor_email" => "silvagm839@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95166 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 690 "inscrito_id" => 10182 "titulo" => "UMA ABORDAGEM EXPERIMENTAL NA DETERMINAÇÃO DE AÇÚCARES REDUTORES COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS" "resumo" => "Ensinar química orgânica por meio de experimentos para alunos do ensino médio é desafiador devido as metodologias exigirem materiais e reagentes de alto custo para serem aplicados em escolas, tornando a prática de química orgânica muitas vezes abstrata, não sendo tão visível para os alunos. Com isso é de suma importância que o professor sempre esteja pesquisando práticas pedagógicas que promovam o envolvimento dos alunos, associando os conteúdos estudados com práticas baseadas em investigação dos fenômenos biológicos que acontecem no cotidiano. Este trabalho tem como objetivo analisar a utilização da prática experimental centrada no aluno a partir da determinação de açúcares redutores pelo método de Benedict em uma aula de Química Orgânica. A aula experimental foi realizada na escola ECIT Severino Cabral, localizada na cidade de Campina Grande-PB, no bairro de bodocongó, e contou com a participação dos 25 alunos do terceiro ano do ensino médio. Os alunos foram divididos em 5 grupos. A aula experimental foi realizada em três momentos de 50 minutos. Na primeira aula foi entregue o roteiro da prática seguida das questões investigativas pré-laboratoriais, no segundo momento foi elaborado o reagente de benedict e realizada a prática de determinação dos açúcares redutores nos alimentos que os alunos trouxeram. No ultimo momento foi realizado a sondagem após o experimento a cerca dos fenômenos observados. A abordagem experimental com os alunos indicou que a investigação dos açúcares redutores foi uma boa alternativa às atividades de laboratório para o conteúdo de funções orgânicas, pois melhorou a concepção dos alunos em relação a nomenclatura e funções orgânicas. Em conclusão, quando os alunos têm a autonomia para desenvolver as atividades experimentais a partir da instrução do docente, é perceptível que a sua experiência de aprendizado progride, pois eles apreciam melhor a química envolvida nos fenômenos e aumentam seus entendimentos conceituais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID10182_TB690_04102023221602.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIEL MONTEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GABRIEL" "autor_email" => "silvagm839@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }