Ensinar química orgânica por meio de experimentos para alunos do ensino médio é desafiador devido as metodologias exigirem materiais e reagentes de alto custo para serem aplicados em escolas, tornando a prática de química orgânica muitas vezes abstrata, não sendo tão visível para os alunos. Com isso é de suma importância que o professor sempre esteja pesquisando práticas pedagógicas que promovam o envolvimento dos alunos, associando os conteúdos estudados com práticas baseadas em investigação dos fenômenos biológicos que acontecem no cotidiano. Este trabalho tem como objetivo analisar a utilização da prática experimental centrada no aluno a partir da determinação de açúcares redutores pelo método de Benedict em uma aula de Química Orgânica. A aula experimental foi realizada na escola ECIT Severino Cabral, localizada na cidade de Campina Grande-PB, no bairro de bodocongó, e contou com a participação dos 25 alunos do terceiro ano do ensino médio. Os alunos foram divididos em 5 grupos. A aula experimental foi realizada em três momentos de 50 minutos. Na primeira aula foi entregue o roteiro da prática seguida das questões investigativas pré-laboratoriais, no segundo momento foi elaborado o reagente de benedict e realizada a prática de determinação dos açúcares redutores nos alimentos que os alunos trouxeram. No ultimo momento foi realizado a sondagem após o experimento a cerca dos fenômenos observados. A abordagem experimental com os alunos indicou que a investigação dos açúcares redutores foi uma boa alternativa às atividades de laboratório para o conteúdo de funções orgânicas, pois melhorou a concepção dos alunos em relação a nomenclatura e funções orgânicas. Em conclusão, quando os alunos têm a autonomia para desenvolver as atividades experimentais a partir da instrução do docente, é perceptível que a sua experiência de aprendizado progride, pois eles apreciam melhor a química envolvida nos fenômenos e aumentam seus entendimentos conceituais.