Este trabalho versa sobre as dificuldades de aprender novos conhecimentos no contexto do ensino de disciplinas de programação do curso integrado de Técnico em Informática, onde alunos que ingressam no curso se deparam com conhecimentos e práticas distantes de suas vivências escolares até sua entrada no curso, mesmo percebendo que nenhum conhecimento é isolado e independente de outros. Dessa maneira, alunos tendem a ter dificuldades na abstração dos conteúdos, chegando a casos de alunos no ano final do curso sem compreender o que é um software, mesmo que tenha codificado em projetos e atividades das disciplinas durante os 2 últimos anos escolares. Apresenta-se, então, um relato de experiência locado no Centro Estadual de Educação Profissional Senador Jessé Pinto Freire (Cenep), em Natal/RN, no ano de 2022. Trata-se de uma ação interdisciplinar e colaborativa entre as disciplinas de Lógica de Programação e Desenvolvimento de Sistemas com participação dos alunos de 1º e 3º anos do curso de Técnico em Informática para a produção de softwares. A atuação objetivou diminuir as dúvidas em relação às atividades desenvolvidas por programadores profissionais e ao próprio conceito de “software” para o 1º ano, que se encontra no início dos estudos do Técnico em Informática; integrar teoria e prática estudadas nos conteúdos de engenharia de software e interface gráfica no 3º ano, aplicando-as em simulação prática e controlada; criar softwares em atividade interdisciplinar e colaborativa, integrando conhecimento e alunos do 1º ano e 3º do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Informática. Apesar de alguns desafios encontrados ao longo da prática, esses objetivos foram alcançados, demonstrando a relevância de utilizar a interdisciplinaridade no ensino de programação.