Esta pesquisa teve como objetivo analisar os estilos de aprendizagem (EdAs) predominantes dos discentes do curso superior em processos gerenciais no IFPE - Campus Paulista. Além disso, buscou-se compreender os possíveis benefícios do mapeamento estratégico dos EdAs e o uso dos perfis de aprendizagem como instrumento para inovação pedagógica e melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Os procedimentos metodológicos incluíram a coleta de dados por meio de um questionário socioeconômico, abrangendo variáveis como gênero, escolaridade dos pais, remuneração, idade e presença de dependentes, e de uma adaptação do Questionário Honey-Alonso de Estilos de Aprendizagem (CHAEA), baseado em Miranda e Morais (2008), identificando os estilos de aprendizagem ativo, reflexivo, teórico e pragmático. O CHAEA é constituído por 80 itens, sendo 20 relativos a cada estilo de aprendizagem, distribuídos aleatoriamente pelo questionário para evitar qualquer tendência de resposta sistemática ou viéses na coleta de dados. As respostas variaram de 1 a 4, segundo uma escala de Likert. A análise do quadro geral foi feita com base na metodologia de Alonso, Gallego e Honey (1999), determinando o que poderia ser considerada preferência muito alta, alta, moderada e baixa para cada estilo. A amostra envolveu alunos do curso tecnólogo em Processos Gerenciais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) campus Paulista. Os resultados mostraram que o EdA predominante entre os alunos da amostra é o ativo/reflexivo. Além do perfil de aprendizagem, foi possível estabelecer relações com o desempenho acadêmico, comprometimento, empregabilidade e satisfação, relacionando EdAs, práticas acadêmicas e resultados educacionais. O estudo contribuiu oferecendo subsídios para melhorias nas estratégias de ensino-aprendizagem.