Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA ANÁLISE NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado pela dificuldade na interação social, comunicação e pelo comportamento repetitivo. As pessoas com autismo conquistaram vários direitos no âmbito legal e as leis tiveram papel significativo nessa trajetória. Logo, diversos marcos legais asseguraram os direitos das pessoas com deficiência dentre eles, dois se destacam, pois contemplam especificamente a comunidade autista que são: a lei Berenice Piana 12.764/12 e a lei Romeo Mion 13.977/20. Também nos embasamos em alguns autores, quais sejam: Leo Kanner (1943); John Donvan e Caren Zucker (2017). Destarte, o objetivo central deste trabalho foi investigar as publicações realizadas na Revista Brasileira de Educação Especial que tratam sobre o TEA que conta com 28 volumes e em 15 destes volumes o TEA é abordado. Neste sentido, para realização do estudo fizemos um recorte temporal dos últimos quatro anos, correspondente aos anos de 2019 a 2022. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfico. Os resultados desta pesquisa demonstraram que, foram encontrados nos artigos da RBEE os mais variados temas, contemplando os aspectos da comunicação, comportamento, tecnologia, interação, recursos didáticos, adaptação de materiais, inclusão escolar, socialização, ciências exatas e humanas, relações sociais, interpessoais e familiares. Para tanto, os dados evidenciaram três categorias: abordagem pedagógica, atendimento terapêutico e relações sociais/familiares. Além disso, percebemos que as ausências nos trabalhos publicados se referem a algumas temáticas relevantes que poderiam ganhar espaço na revista como por exemplo a mudança de fase da vida, representando um grande desafio para o indivíduo com TEA. Assim, procurando contribuir com o assunto, sugerimos o aprofundamento de estudos direcionados a terapias como ABA, PECS e outras ferramentas; e, sobretudo, direcionar um enfoque maior em outras áreas do conhecimento como formação continuada, a ampliação do currículo, no que se refere ao ensino de ciências, artes e língua inglesa.

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