Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL NO COMBATE À POLUIÇÃO PLÁSTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Possibilitar reflexão de atitudes e hábitos que busquem soluções para problemas ambientais é propósito tanto do Dia Mundial do Meio Ambiente quanto do empreendedorismo sustentável. Em 2023 a ONU chamou atenção para o combate à poluição plástica, por ser a maior parcela de lixo no planeta e provocar diversos problemas. Dessa forma, há um crescente interesse das empresas em adotar medidas sustentáveis para minimizar a problemática. Esta temática deve ser trabalhada já no ensino fundamental, uma vez que a consciência sustentável se desenvolverá mais rápido ao longo dos anos. O objetivo deste trabalho é avaliar a percepção de alunos dos anos finais do ensino fundamental (6-9ªano) acerca de soluções para a problemática do plástico na perspectiva do empreendedorismo sustentável. Sendo realizado por meio de uma sequência didática desenvolvida em maio/junho de 2023 com estudantes da disciplina de empreendedorismo em uma escola da rede privada de João Pessoa – PB. Contemplando 3 etapas consecutivas: problemática do plástico; confecção e exposição de um mural temático; criação de empresas sustentáveis. Como resultados temos a participação ativa de 74% (91) dos estudantes matriculados. A etapa 1 ocorreu na forma de aula teórica expositiva; a etapa 2 ocorre na forma de exposição de lixos plásticos trazidos pelos alunos e confecção de cartazes e miniaturas de planetas poluídos; a etapa 3 ocorreu por meio de criação em grupo de empresas sustentáveis. Um total de 16 empresas fictícias foram criadas, exemplos: “Bioplas” e “Plasticos-Center”. “Produtos e Serviços” que se destacaram: comercialização de plásticos recicláveis (32%) e produção de plásticos biodegradáveis (25%). “Responsabilidades Sustentáveis” que se destacaram: reduzir, reciclar e reutilizar plásticos (81%) e divulgar soluções sustentáveis para o plástico (31%). Conclui-se que os alunos desenvolveram uma percepção significativa e relevante acerca da problemática da poluição plástica na óptica do empreendedorismo sustentável incorporado na criação das empresas.

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