A transposição didática do conhecimento científico para o ensino básico é desafiador. O professor do ensino básico enfrenta dificuldade nessa transposição, principalmente na área de ciências da natureza, pois, existem diversos fatores que contribuem com esse desafio, como: subjetividade dos conceitos, falta de laboratórios para experimentação, dificuldades no espaço físico, obstáculos cognitivos, como também, a falta de significado do conhecimento com as vivências e experiências dos estudantes. A presente proposta didática busca corroborar com os documentos que permeiam o Novo Ensino Médio (NEM), partindo de uma temática envolvendo a contextualização e a interdisciplinaridade. A proposta foi desenvolvida por estudantes participantes do Programa residência pedagógica (RP), que tem como objetivo a valorização e preparação dos licenciando na sua futura profissão. Foi aplicado uma sequência didática (SD), que foram divididas em momentos. No primeiro momento, foram levantados as concepções prévias dos alunos, com a demonstração de imagens e um vídeo, que trouxe a socialização dos alunos. Segundo momento, a partir da temática os alunos são introduzidos aos conceitos básicos relacionados ao petróleo, sua formação, extração e principais componentes químicos. Em seguida, são explorados os impactos ambientais decorrentes da exploração, transporte, refino e consumo do petróleo, tais como a poluição do ar e da água, as emissões de gases de efeito estufa e os riscos de vazamentos de petróleo. O terceiro momento, foi exposto a diferença entre um mapa mental e conceitual, no qual, pediu-se que os alunos fizessem mapas conceituais que foram usados como análise dos dados, assim como, a participação dos estudantes na construção do conhecimento durante a proposta. Para finalizar, fez-se uma experimentação produzindo velas aromatizantes utilizando como subproduto parafina a base do óleo de coco, sendo degradável e não poluente. Portanto, verificou-se a importância de buscar novas metodologias que torne o sujeito ativo durante todo processo de aprendizagem.