A entrada na universidade representa um momento de transição significativa na vida dos estudantes trazendo consigo mudanças e desafios que afetam diretamente sua formação pessoal e acadêmica. Dessa forma, o presente artigo tem como objetivo analisar os indícios de afetividade presentes nas narrativas dos ingressantes do vestibular 2023.1, do curso de pedagogia do Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da região dos Inhamuns – CECITEC que pertence a Universidade Estadual do Ceará- UECE. A pesquisa desenvolvida tomou como referência a abordagem qualitativa do tipo narrativa, uma vez que se concentra nas experiências subjetivas e busca compreender como a afetividade se manifesta nas narrativas dos participantes, possibilitando compreender como as emoções, sentimentos e estados afetivos influenciam o processo de adaptação à vida universitária e o desenvolvimento acadêmico. Os participantes da pesquisa foram 26 alunos de uma turma do curso de Pedagogia que ingressaram no ano de 2023.1. Os resultados evidenciaram que as vivências de afetividade e obstáculos são muito individualizados e sofrem a influência de múltiplos aspectos, tais como: aspectos financeiros, familiares e logísticos, os quais, refletem significativamente no estado emocional dos estudantes. É fundamental compreender como é possível auxiliar os alunos a lidarem com todas estas mudanças e minimizar os obstáculos que possam impactar negativamente em seu desempenho acadêmico.