O presente trabalho aborda resultados de pesquisa social desenvolvida no âmbito do Grupo de Estudo e Pesquisa em Teoria Política, Sociedade e Educação – Geteps, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, cujo objetivo consistiu em identificar, à luz da perspectiva do materialismo histórico-dialético, interconexões entre o desenvolvimento da Indústria 4.0, o mundo do trabalho e o campo educacional no contexto da chamada Era Digital. O projeto Indústria 4.0 é parte constitutiva das transformações científicas e tecnológicas empreendidas pelo capitalismo global para a potencialização da capacidade produtiva e acumulativa do capital no contexto da Era Digital. Uma vez que existe uma forte tendência da produção mundial se tornar cada vez mais mediada pelos sistemas automatizados e robotizados, a consequência mais direta da expansão do projeto Indústria 4.0 será a diminuição dos postos de trabalho, em função da substituição do trabalho humano por tecnologias computacionais sofisticadas que operam pela lógica da Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (Internet of Things – IoT), Internet of Services (IoS), dos robôs autônomos, do big data, da computação em nuvem, dentre outras tecnologias digitais que alicerçam a economia informacional do capitalismo global. Evidencia-se que as mudanças no mundo do trabalho empreendem consequências que afetam drasticamente as condições econômicas, a saúde, bem como impactam na concepção de formação e qualificação educacional da classe-que-vive-do-trabalho. No tocante aos aspectos procedimentais, a pesquisa se vale da análise de documentos empresariais, bem como da produção bibliográfica sobre a temática.