Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS MÚLTIPLAS FACETAS DO CAPACITISMO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100140
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7242
    "inscrito_id" => 3059
    "titulo" => "AS MÚLTIPLAS FACETAS DO CAPACITISMO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA"
    "resumo" => "Este trabalho trata das seguintes temáticas: o capacitismo e a educação superior. As vivências de pessoas com deficiência foram ainda mais invisibilizadas devido ao agravamento da desigualdade social em nosso país durante a pandemia de COVID-19. No que se refere às vivências de universitários(as) com deficiência, faz-se necessário destacar a importância de discutirmos sobre a reprodução do capacitismo institucionalizado na educação superior, da falta de acessibilidade, assim como das inúmeras barreiras que precisam ser enfrentadas por este grupo social ao longo do processo de permanência neste contexto educacional, principalmente, considerando as diversas implicações do período pós-pandêmico. Nessa direção, tem-se como objetivo analisar sobre as múltiplas facetas do capacitismo na educação superior durante a pandemia de COVID-19. Trata-se de uma revisão bibliográfica a partir do método de revisão sistemática de literatura. Para tanto, utilizamos como corpus analítico: artigos. As buscas dar-se-ão a partir do Portal de Periódicos CAPES. Em relação à análise de dados, dar-se-á a partir da análise temática de Minayo (2001), destacando as contribuições de Saviani (2020, 2021) sobre a educação brasileira no cenário pandêmico. Esperamos que este estudo possa contribuir nas discussões sobre a permanência de universitários(as) com deficiência neste contexto educacional, resultando na possibilidade de produção de novos estudos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID3059_TB7242_20062023223859.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAÍSSA MATOS FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "RAÍSSA MATOS"
    "autor_email" => "raissamatos16@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100140
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7242
    "inscrito_id" => 3059
    "titulo" => "AS MÚLTIPLAS FACETAS DO CAPACITISMO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA"
    "resumo" => "Este trabalho trata das seguintes temáticas: o capacitismo e a educação superior. As vivências de pessoas com deficiência foram ainda mais invisibilizadas devido ao agravamento da desigualdade social em nosso país durante a pandemia de COVID-19. No que se refere às vivências de universitários(as) com deficiência, faz-se necessário destacar a importância de discutirmos sobre a reprodução do capacitismo institucionalizado na educação superior, da falta de acessibilidade, assim como das inúmeras barreiras que precisam ser enfrentadas por este grupo social ao longo do processo de permanência neste contexto educacional, principalmente, considerando as diversas implicações do período pós-pandêmico. Nessa direção, tem-se como objetivo analisar sobre as múltiplas facetas do capacitismo na educação superior durante a pandemia de COVID-19. Trata-se de uma revisão bibliográfica a partir do método de revisão sistemática de literatura. Para tanto, utilizamos como corpus analítico: artigos. As buscas dar-se-ão a partir do Portal de Periódicos CAPES. Em relação à análise de dados, dar-se-á a partir da análise temática de Minayo (2001), destacando as contribuições de Saviani (2020, 2021) sobre a educação brasileira no cenário pandêmico. Esperamos que este estudo possa contribuir nas discussões sobre a permanência de universitários(as) com deficiência neste contexto educacional, resultando na possibilidade de produção de novos estudos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID3059_TB7242_20062023223859.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAÍSSA MATOS FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "RAÍSSA MATOS"
    "autor_email" => "raissamatos16@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho trata das seguintes temáticas: o capacitismo e a educação superior. As vivências de pessoas com deficiência foram ainda mais invisibilizadas devido ao agravamento da desigualdade social em nosso país durante a pandemia de COVID-19. No que se refere às vivências de universitários(as) com deficiência, faz-se necessário destacar a importância de discutirmos sobre a reprodução do capacitismo institucionalizado na educação superior, da falta de acessibilidade, assim como das inúmeras barreiras que precisam ser enfrentadas por este grupo social ao longo do processo de permanência neste contexto educacional, principalmente, considerando as diversas implicações do período pós-pandêmico. Nessa direção, tem-se como objetivo analisar sobre as múltiplas facetas do capacitismo na educação superior durante a pandemia de COVID-19. Trata-se de uma revisão bibliográfica a partir do método de revisão sistemática de literatura. Para tanto, utilizamos como corpus analítico: artigos. As buscas dar-se-ão a partir do Portal de Periódicos CAPES. Em relação à análise de dados, dar-se-á a partir da análise temática de Minayo (2001), destacando as contribuições de Saviani (2020, 2021) sobre a educação brasileira no cenário pandêmico. Esperamos que este estudo possa contribuir nas discussões sobre a permanência de universitários(as) com deficiência neste contexto educacional, resultando na possibilidade de produção de novos estudos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.