LÁ VEM O HOMEM DO SACO: A COMPETÊNCIA RECEPCIONAL DO LEITOR DE IMAGENS NA SALA DE AULA.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101011 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8656 "inscrito_id" => 6348 "titulo" => "LÁ VEM O HOMEM DO SACO: A COMPETÊNCIA RECEPCIONAL DO LEITOR DE IMAGENS NA SALA DE AULA." "resumo" => "A motivação para pesquisar a competência recepcional do leitor, a partir das narrativas por imagens decorre do entendimento de Amarilha (2012), quando afirma que nos dias de hoje não se pode pensar em Literatura Infantil sem ilustração. Este trabalho estuda e discute a mediação de leitura em uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental que ainda não estava alfabetizada. Acreditamos que a leitura de imagens antecede a leitura de palavras, por isso, ainda que não alfabetizados, os sujeitos desta pesquisa possuem domínio de conhecimento cultural que ampara sua competência leitora e a recepção estética das narrativas por imagens do livro Lá vem o Homem do Saco da autora e ilustradora Regina Rennó (2013). O objetivo geral deste artigo é refletir sobre a importância e o valor da leitura na vida da criança e de que forma a mediação planejada pode contribuir para iniciar as crianças no processo de alfabetização. A proposta metodológica desta investigação é mais do que um experimento. É uma experiência de ensino e aprendizagem com possibilidades de se organizar em perspectivas de ensino eficiente, colaborando com a formação do sujeito leitor na sala de aula atendida pelo Programa Se Liga. Utilizamos a metodologia da andaimagem desenvolvida por Graves e Graves (1995), a qual consiste em duas etapas: planejamento e implementação, sendo ambas necessariamente importantes. Os resultados apontaram que aliada à importância da leitura de imagens, como um meio imprescindível ao processo de formação da criança leitora, o professor necessita ter plena consciência de como a literatura infantil pode figurar no contexto da rotina escolar para formar o leitor que ainda não possui consolidado o seu processo de alfabetização; planejar a aula de leitura e ter domínio dos elementos básicos das ilustrações que constituem a narrativa por imagem" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID6348_TB8656_04102023161628.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAYONARA FERNANDES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "SAYONARA" "autor_email" => "sayonara7.fernandes@gmail" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101011 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8656 "inscrito_id" => 6348 "titulo" => "LÁ VEM O HOMEM DO SACO: A COMPETÊNCIA RECEPCIONAL DO LEITOR DE IMAGENS NA SALA DE AULA." "resumo" => "A motivação para pesquisar a competência recepcional do leitor, a partir das narrativas por imagens decorre do entendimento de Amarilha (2012), quando afirma que nos dias de hoje não se pode pensar em Literatura Infantil sem ilustração. Este trabalho estuda e discute a mediação de leitura em uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental que ainda não estava alfabetizada. Acreditamos que a leitura de imagens antecede a leitura de palavras, por isso, ainda que não alfabetizados, os sujeitos desta pesquisa possuem domínio de conhecimento cultural que ampara sua competência leitora e a recepção estética das narrativas por imagens do livro Lá vem o Homem do Saco da autora e ilustradora Regina Rennó (2013). O objetivo geral deste artigo é refletir sobre a importância e o valor da leitura na vida da criança e de que forma a mediação planejada pode contribuir para iniciar as crianças no processo de alfabetização. A proposta metodológica desta investigação é mais do que um experimento. É uma experiência de ensino e aprendizagem com possibilidades de se organizar em perspectivas de ensino eficiente, colaborando com a formação do sujeito leitor na sala de aula atendida pelo Programa Se Liga. Utilizamos a metodologia da andaimagem desenvolvida por Graves e Graves (1995), a qual consiste em duas etapas: planejamento e implementação, sendo ambas necessariamente importantes. Os resultados apontaram que aliada à importância da leitura de imagens, como um meio imprescindível ao processo de formação da criança leitora, o professor necessita ter plena consciência de como a literatura infantil pode figurar no contexto da rotina escolar para formar o leitor que ainda não possui consolidado o seu processo de alfabetização; planejar a aula de leitura e ter domínio dos elementos básicos das ilustrações que constituem a narrativa por imagem" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID6348_TB8656_04102023161628.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAYONARA FERNANDES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "SAYONARA" "autor_email" => "sayonara7.fernandes@gmail" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }