Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LÁ VEM O HOMEM DO SACO: A COMPETÊNCIA RECEPCIONAL DO LEITOR DE IMAGENS NA SALA DE AULA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 101011
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8656
    "inscrito_id" => 6348
    "titulo" => "LÁ VEM O HOMEM DO SACO: A COMPETÊNCIA RECEPCIONAL DO LEITOR DE IMAGENS NA SALA DE AULA."
    "resumo" => "A motivação para pesquisar a competência recepcional do leitor, a partir das narrativas por imagens decorre do entendimento de Amarilha (2012), quando afirma que nos dias de hoje não se pode pensar em Literatura Infantil sem ilustração. Este trabalho estuda e discute a mediação de leitura em uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental que ainda não estava alfabetizada. Acreditamos que a leitura de imagens antecede a leitura de palavras, por isso, ainda que não alfabetizados, os sujeitos desta pesquisa possuem domínio de conhecimento cultural que ampara sua competência leitora e a recepção estética das narrativas por imagens do livro Lá vem o Homem do Saco da autora e ilustradora Regina Rennó (2013). O objetivo geral deste artigo é refletir sobre a importância e o valor da leitura na vida da criança e de que forma a mediação planejada pode contribuir para iniciar as crianças no processo de alfabetização. A proposta metodológica desta investigação é mais do que um experimento. É uma experiência de ensino e aprendizagem com possibilidades de se organizar em perspectivas de ensino eficiente, colaborando com a formação do sujeito leitor na sala de aula atendida pelo Programa Se Liga. Utilizamos a metodologia da andaimagem desenvolvida por Graves e Graves (1995), a qual consiste em duas etapas: planejamento e implementação, sendo ambas necessariamente importantes. Os resultados apontaram que aliada à importância da leitura de imagens, como um meio imprescindível ao processo de formação da criança leitora, o professor necessita ter plena consciência de como a literatura infantil pode figurar no contexto da rotina escolar para formar o leitor que ainda não possui consolidado o seu processo de alfabetização; planejar a aula de leitura e ter domínio dos elementos básicos das ilustrações que constituem a narrativa por imagem"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID6348_TB8656_04102023161628.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAYONARA FERNANDES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "SAYONARA"
    "autor_email" => "sayonara7.fernandes@gmail"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 101011
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8656
    "inscrito_id" => 6348
    "titulo" => "LÁ VEM O HOMEM DO SACO: A COMPETÊNCIA RECEPCIONAL DO LEITOR DE IMAGENS NA SALA DE AULA."
    "resumo" => "A motivação para pesquisar a competência recepcional do leitor, a partir das narrativas por imagens decorre do entendimento de Amarilha (2012), quando afirma que nos dias de hoje não se pode pensar em Literatura Infantil sem ilustração. Este trabalho estuda e discute a mediação de leitura em uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental que ainda não estava alfabetizada. Acreditamos que a leitura de imagens antecede a leitura de palavras, por isso, ainda que não alfabetizados, os sujeitos desta pesquisa possuem domínio de conhecimento cultural que ampara sua competência leitora e a recepção estética das narrativas por imagens do livro Lá vem o Homem do Saco da autora e ilustradora Regina Rennó (2013). O objetivo geral deste artigo é refletir sobre a importância e o valor da leitura na vida da criança e de que forma a mediação planejada pode contribuir para iniciar as crianças no processo de alfabetização. A proposta metodológica desta investigação é mais do que um experimento. É uma experiência de ensino e aprendizagem com possibilidades de se organizar em perspectivas de ensino eficiente, colaborando com a formação do sujeito leitor na sala de aula atendida pelo Programa Se Liga. Utilizamos a metodologia da andaimagem desenvolvida por Graves e Graves (1995), a qual consiste em duas etapas: planejamento e implementação, sendo ambas necessariamente importantes. Os resultados apontaram que aliada à importância da leitura de imagens, como um meio imprescindível ao processo de formação da criança leitora, o professor necessita ter plena consciência de como a literatura infantil pode figurar no contexto da rotina escolar para formar o leitor que ainda não possui consolidado o seu processo de alfabetização; planejar a aula de leitura e ter domínio dos elementos básicos das ilustrações que constituem a narrativa por imagem"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID6348_TB8656_04102023161628.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAYONARA FERNANDES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "SAYONARA"
    "autor_email" => "sayonara7.fernandes@gmail"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A motivação para pesquisar a competência recepcional do leitor, a partir das narrativas por imagens decorre do entendimento de Amarilha (2012), quando afirma que nos dias de hoje não se pode pensar em Literatura Infantil sem ilustração. Este trabalho estuda e discute a mediação de leitura em uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental que ainda não estava alfabetizada. Acreditamos que a leitura de imagens antecede a leitura de palavras, por isso, ainda que não alfabetizados, os sujeitos desta pesquisa possuem domínio de conhecimento cultural que ampara sua competência leitora e a recepção estética das narrativas por imagens do livro Lá vem o Homem do Saco da autora e ilustradora Regina Rennó (2013). O objetivo geral deste artigo é refletir sobre a importância e o valor da leitura na vida da criança e de que forma a mediação planejada pode contribuir para iniciar as crianças no processo de alfabetização. A proposta metodológica desta investigação é mais do que um experimento. É uma experiência de ensino e aprendizagem com possibilidades de se organizar em perspectivas de ensino eficiente, colaborando com a formação do sujeito leitor na sala de aula atendida pelo Programa Se Liga. Utilizamos a metodologia da andaimagem desenvolvida por Graves e Graves (1995), a qual consiste em duas etapas: planejamento e implementação, sendo ambas necessariamente importantes. Os resultados apontaram que aliada à importância da leitura de imagens, como um meio imprescindível ao processo de formação da criança leitora, o professor necessita ter plena consciência de como a literatura infantil pode figurar no contexto da rotina escolar para formar o leitor que ainda não possui consolidado o seu processo de alfabetização; planejar a aula de leitura e ter domínio dos elementos básicos das ilustrações que constituem a narrativa por imagem

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.