Este trabalho é fruto de uma atividade investigativa desenvolvida no contexto da disciplina Educação Especial e Inclusão, do Curso de Pedagogia, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus de Pau dos Ferros, cujo objetivo foi “analisar os recursos de acessibilidade e as estratégias empregadas pela professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para atender as especificidades do estudante com deficiência visual”. O interesse por esse recorte investigativo emergiu de uma aula de campo realizada na sala de recursos multifuncionais de uma escola municipal, localizada na cidade de Pau dos Ferros-RN. O estudo se pautou em uma abordagem qualitativa e a produção dos dados empíricos ocorreu por meio de um questionário semiestruturado aplicado na plataforma virtual Google Forms com a profissional que atua no AEE da instituição supracitada. A compreensão sobre as questões conceituais e operacionais do AEE foi incrementada através dos constructos teóricos de Nuernberg, Bock, Maia (2016), Damázio (2018), Oliveira e Prieto (2020), assim como, nos documentos oficiais orientadores desse serviço na Educação Básica (BRASIL, 2008, 2009, 2011). Os resultados evidenciam que a sala de recursos em análise tem limitações relacionadas ao espaço físico e ao mobiliário, mas apresenta um conjunto de recursos pedagógicos e de acessibilidade que são amplamente utilizados pela professora nos atendimentos. No que se refere às atividades desenvolvidas com o estudante com deficiência visual, a professora cita a eficácia do trabalho com materiais em alto relevo, com instrumentos musicais e objetos com texturas diferentes. Diante da falta de interesse do estudante em aprender Braille, a professora afirma realizar as mediações de forma oral sempre no intuito de ampliar o conhecimento da criança. O estudo conclui que AEE precisa de maior investimento, pois trata-se de um serviço essencial no processo de inclusão de crianças com deficiência visual.